2 fevereiro 2023 12:37
2 fevereiro 2023 12:37

Rio Branco: Com cheia do Rio Acre, balseiros se acumulam na Ponte Metálica e equipes do Deracre fazem limpeza 

Deracre mandou uma equipe com um barco rebocador para começar a retirar os balseiros da Ponte Metálica, em Rio Branco, nesta quinta-feira (19).

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

Com a subida do Rio Acre, as equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) tentam retirar balseiros acumulados próximos à Ponte Juscelino Kubitschek, a Ponte Metálica, em Rio Branco nesta quinta-feira (19).

O nível do manancial tem subido, em média, 1 metro por dia. Na tarde desta quinta, as águas chegaram a 10,45 metros. De acordo com a Defesa Civil Municipal, o volume de chuva das últimas 24 horas chegou a 32,2 milímetros.

Para retirar esses entulhos, o Deracre enviou um barco do tipo rebocador e uma equipe com três pessoas para a limpeza.

São restos de madeira que ficam presos nos pilares da ponte e faremos a retirada por segurança, mesmo que eles não tenham um peso excessivo. É trabalho essencial, mas que não representa nenhuma ameaça à ponte”, explicou o diretor de Portos e Aeroportos do Deracre, Sócrates Guimarães.

Entulhos se acumularam nas pilastras da Ponte Metálica, em Rio Branco — Foto: Rafael Dias/Secom
Entulhos se acumularam nas pilastras da Ponte Metálica, em Rio Branco — Foto: Rafael Dias/Secom

Aumento do nível

O aumento no nível do Rio Acre segue desde segunda (16) sem interrupção. Na mesma data no ano passado, o nível estava em 5,78 metros, mais de 4 metros a menos do que o alcançado nessa quinta.

Na quinta e também na sexta (20), novas chuvas devem ser registradas. Além disso, afluentes do rio Acre em outras regiões do estado seguem aumentando, o que influi diretamente na situação do manancial na capital.

Rio Acre está acima dos 10 metros em Rio Branco  — Foto: Defesa Civil Municipal
Rio Acre está acima dos 10 metros em Rio Branco — Foto: Defesa Civil Municipal

Aviso do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deu mais um alerta de chuvas. O aviso tem validade a manhã de sexta-feira (20). Pode ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

G1

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS