27 janeiro 2023 12:10
27 janeiro 2023 12:10

Polícia Militar dá orientações para proteção de imóveis durante viagens de férias

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

Após as festas de fim de ano, muitas residências permanecem vazias, uma vez que algumas famílias aproveitam para realizar viagens de férias. Para evitar que criminosos se aproveitem desse momento e prejudiquem o lazer, a Polícia Militar do Acre (PMAC) oferece algumas orientações para que o cidadão possa viajar com segurança.

Entre os cuidados que podem inibir situações criminosas mais comuns nessa época, como arrombamento e furto em residências, a principal orientação da PM é para que os vizinhos se organizem e se comuniquem. Para isso, é importante combinar com pessoas de confiança, parentes ou amigos, para que estejam atentos à casa ou apartamento, e mostrem movimentação no imóvel enquanto a família estiver fora.

A tenente-coronel Jokebed Taveira, comandante do Policiamento da Capital e Região Metropolitana (CPCM), orienta para o risco em expor a rotina nas redes sociais, fator que contribui para que pessoas com más intenções tenham acesso à localização de usuários da rede em tempo real.

“Em tempos de superexposição em mídias sociais, as pessoas não percebem que entregam informações detalhadas de suas rotinas, e que isso potencializa as oportunidades, deixando-as mais vulneráveis a pessoas mal-intencionadas. É comum encontrar postagens indicando para onde se vai, quanto tempo vai ficar, com quem está, entre outros detalhes. Criminosos também frequentam redes sociais e podem estudar seus alvos sem fazer esforço, com tranquilidade para praticar o crime”, diz a oficial, recomendando que os usuários das redes sociais somente publiquem fotos no retorno de suas viagens.

Outro ponto a ser observado, segundo a oficial, é a segurança física do imóvel, como a qualidade de portas e janelas, trancas, cadeados e grades. É importante o uso de câmeras, alarmes e outros equipamentos eletrônicos de vigilância, sempre que possível, pois, além de desencorajar o criminoso, favorece sua identificação em caso de o crime ser consumado.

A Polícia Militar pede que o cidadão fique atento a qualquer fato que destoe da rotina da vizinhança e acione o 190, se observar alguma atividade suspeita. Para aqueles que estão fora do estado, o acionamento pode ser feito via Telegram, digitando no campo de busca o comando @pm_ac_190_bot.

Fonte: Agência do Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS