26 janeiro 2023 4:22
26 janeiro 2023 4:22

Open de Desporto Escolar abre inscrições no Acre para competições de Xadrez, Basquete 3×3 e Atletismo

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

A cidade de Rio Branco (AC) vai sediar, no próximo dia 28 de janeiro, a primeira edição do Open de Desporto Escolar do Acre, evento que reunirá atletas das modalidades de Xadrez, Basquete 3×3 e Atletismo, com idades entre 12 e 18 anos. O evento é realizado pela Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE), com o apoio de instituições parceiras.

A proposta da FADE, ao realizar o Open de Desporto Escolar, é fomentar e organizar o desporto escolar local, mantendo as atividades esportivas em meio ao recesso escolar, garantindo o ritmo de competição já visando os eventos regionais e nacionais da categoria. No caso do Xadrez e Basquete, a proposta é fortalecer a prática com os torneios locais, dentro do Open.

A Coordenadora Técnica da FADE, professora Rozenayra Lima, destaca que as inscrições já estão abertas no site da federação (www.fadeac.cbde.org.br), e que também é possível acessar a ficha de inscrição e os regulamentos diretamente no instagram da FADE (https://www.instagram.com/desportoescolardoacre/).

“É importante a gente destacar que a participação é gratuita, e todos com idade entre 12 e 18 anos podem participar. É obrigatório apenas estar matriculado em uma instituição de ensino, seja do fundamental ou médio. No site é possível falar direto com a organização, e vamos premiar com troféus e medalhas os campeões das provas e modalidades”, pontua a coordenadora técnica da FADE, professora Rozenayra Lima.

Sobre as competições nacionais, boas notícias: no caso do Atletismo, especificamente, o brasileiro ocorrerá em Manaus (AM), de 20 a 23 de março. Já o Futebol de Campo será realizado em duas cidades: Palmas (TO), o feminino, e Recife (PE), no naipe masculino. O Handebol está com local a definir, mas deve ocorrer em uma das capitais do nordeste brasileiro. Em todas as competições, o Acre deve enviar delegação.

“Estamos trabalhando agora a nossa seletiva do Atletismo, e graças à parceira com a Federação Acreana de Atletismo, será possível realizar também dentro do Open, no dia 28 de janeiro, tendo em vista que as inscrições fecham no dia 31 de janeiro, e então dará tempo de organizar tudo isso”, completa a coordenadora Técnica da FADE, que promete eventos muito bem organizados.

Segundo o vice-presidente da FADE, professor José Reinaldo Azevedo, nas competições locais, tudo será custeado pela Federação Acreana, e para os brasileiros, estão garantidas, a custo zero às escolas e atletas, as passagens aéreas, hospedagem e alimentação, assim como o transporte interno nas cidades onde vão ocorrer as competições.

“A nossa marca registrada é o cuidado com nossos estudantes-atletas, e em 2023 não será diferente. Tudo com muita organização, respeito e compromisso com as famílias, que confiam na federação e permitem aos alunos a participação em nossas atividades”, pontua o vice-presidente da FADE, professor José Reinaldo Azevedo, que acompanha de perto a organização do Open de Desporto Escolar, evento inédito no estado.

O Open de Desporto Escolar do Acre tem o apoio do Serviço Social do Comércio (SESC); Federação Acreana de Xadrez (FXA); Federação Acreana de Atletismo (FACAt); Instituto Profissionalizante do Acre (IPAC) – responsável pelos primeiros socorros nos eventos; Instituto Federal do Acre (IFAC); Universidade Federal do Acre (UFAC); Federação Acreana de Basketball (FEAB); e tem o fomento da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), por meio do Programa de Apoio às Federações (PAF).

[Assessoria]

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS