24 janeiro 2023 12:16
24 janeiro 2023 12:16

Friale alerta para forte ventania que deve atingir o Acre entre hoje e sábado

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

O pesquisador Davi Friale, do portal O Tempo Aqui, lançou um alerta sobre forte ventania que deve atingir o Acre, nas próximas horas, entre hoje (12) e sábado (14). Nas previsões do pesquisador, as rajadas, em Rio Branco e Brasileia, poderão passar de 50km/h.

“Janeiro no Acre é o mês dos ventos originários da região oceânica de Portugal, mais precisamente do arquipélago dos Açores e da ilha da Madeira. Tais ventos chegam com força, nesta época do ano, devido às altas pressões atmosféricas, que se formam no oceano Atlântico Norte, impulsionando para o Acre e o oeste do Amazonas uma massa de ar um pouco mais seca, que flui pelo corredor de terras baixas do rio Orinoco e alcança o extremo oeste brasileiro. Entre esta quinta-feira (12), e o sábado (14), tais ventos estarão soprando, quase ininterruptamente, com fortes rajadas, da direção noroeste e eventuais variações do norte e de nordeste”, explicou.

Friale diz ainda que “Não haverá temporais, mas alertamos a população para a possibilidade de queda de galhos e árvores, assim como eventuais danos às edificações, já que serão ventos quase ininterruptos”.

Nos próximos dias, o clima deve prevalecer com sol, poucas nuvens, e o calor, sem ser excessivo, mas pode chover rápido em alguns pontos de qualquer município do Acre. “No domingo, a probabilidade de chuvas aumenta, com a diminuição da intensidade dos ventos, mas, caso ocorra chuva, será de forma passageira e pontual. Como já havíamos previsto e publicado, não há nenhuma tendência a aumento do nível dos rios acreanos, já que as chuvas, por enquanto, serão poucas, pelo menos até o próximo dia 25 de janeiro, exceto num ou noutro ponto, onde poderá chover forte, com trovoadas, mas, em geral, de forma passageira”, concluiu.

Acre News

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS