2 fevereiro 2023 4:54
2 fevereiro 2023 4:54

Fé e devoção: Municípios do Alto Acre celebraram a festa do Padroeiro São Sebastião

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

Os municípios de Xapuri e Epitaciolândia que compõem a regional do Alto Acre, tem como padroeiro o mártir São Sebastião.

São Sebastião era um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus. Sua história é conhecida somente pelas atas romanas de sua condenação e martírio. Nessas atas de martírio de cristãos, os escribas escreviam dando poucos detalhes sobre o martirizado e muitos detalhes sobre as torturas e sofrimentos causados a eles antes de morrerem. Essas atas eram expostas ao público nas cidades com o fim de desestimular a adesão ao cristianismo.

O dia de São Sebastião é comemorado em vários lugares do Brasil. Em Xapuri teve o seu início no início do século XX, sendo influenciado por comerciantes e seringalistas locais. Ela é uma celebração sagrada que agrega elementos dentre os quais o comércio popular, que existe desde que a festa foi implantada na cidade. A primeira imagem de São Sebastião veio da Itália. Ainda de acordo com o jornal “A Tribuna” (2017), o responsável pela doação foi o poeta e escritor Gabrielle D’Annuzio, autor da peça musical “Il martirio di San Sebastiano”, em conjunto com o compositor francês Claude Debussy, que narra o martírio de São Sebastião.

Em Epitaciolândia não se sabe ao certo de quando exatamente a tradição religiosa começou, porem segundo relatos de moradores antigo afirmam que: As procissões, quermesses e novenas já eram realizadas ainda nos tempos que esta localidade sediava o Seringal Bela Flor e nos tempos da Vila Epitácio Pessoa.

Epitaciolândia, distante 75km de Xapuri, também mantém a tradição da procissão que é seguida por fieis.

Durante as décadas de 60 à 90, a Festa de São Sebastião viveu seu auge principalmente no comércio, era ponto de encontro para os povos da cidade e moradores das áreas rurais fazer suas compras de vários artigos inclusive roupas. Isso sem falar nas festas populares que atraia muita gente.

Aos poucos essa modalidade comercial foi perdendo força devido a diversificação do comercio, porem a parte religiosa permanece forte até hoje, mesmo com um número bem menor de participantes em relação ao ano de 2019 antes da pandemia da covid-19, esse ano o retorno na procissão nas ruas, Xapuri contou com milhares de fiéis que vieram de diversos lugares para pagar votos e promessas, ou simplesmente para participar do evento religioso.

Em Epitaciolândia pelo 2º ano consecutivo após a pandemia, o evento concentrou com a parte religiosa no Espaço Cultural da Paróquia de São Sebastião, e outra parte no Parque Municipal de Eventos onde acontece os Rodeios, Torneios de Futebol, instalações de parques infantis etc.

A procissão na tarde desta sexta 20, milhares de fiéis incluindo visitantes da cidade de Cobija, percorreram as ruas do centro de Epitaciolândia para celebrar a data e honrar seus votos feitos ao santo padroeiro.

Paróquia de São Sebastião em Epitaciolândia promove uma extensa programação para celebrar o dia do seu padroeiro.

 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS