4 fevereiro 2023 12:48
4 fevereiro 2023 12:48

Exclusivo. Em áudio, secretário em exercício da SSP-DF tranquiliza Ibaneis 1h antes da invasão: “Tudo tranquilo, ordeiro e pacífico”

O secretário de Segurança Pública do DF em exercício usou 10 adjetivos para afirmar ao governador Ibaneis que estava tudo "tranquilo"

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

Uma hora antes da invasão ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF), o então secretário de Segurança Pública do Distrito Federal em exercício, Fernando de Sousa Oliveira, foi categórico ao tranquilizar o governador Ibaneis Rocha (MDB) sobre a temperatura do ato previsto para a Esplanada dos Ministérios, neste domingo (8/1).

Em áudio obtido pela coluna, gravado às 13h23, Fernando usou 10 adjetivos para comunicar a Ibaneis que não haveria riscos de a manifestação sair do controle. Às 14h40, a invasão começou.

Como o então titular da pasta está nos Estados Unidos, o comando da Secretaria de Segurança Pública ficou com o secretário executivo, que é delegado da Polícia Federal (PF).

Ouça o áudio:

O próprio secretário em exercício disse que estaria passando informe mais atualizado diretamente a Ibaneis. Na ocasião, como é possível depreender do áudio, o secretário fala que os manifestantes estão descendo do Setor Militar Urbano (SMU) “controlados”, diz que a negociação foi “pacífica”, “organizada” e reforçou que o clima estava “bem tranquilo, bem ameno”, com movimentação “bem suave” e, mais uma vez, fala em “manifestação totalmente pacífica”.

Fernando ainda diz: “Nossa inteligência está monitorando e não há nenhum informe de questão de agressividade, ligado a esse tipo de comportamento”. O secretário em exercício informa que já havia, na cidade, 150 ônibus, e em áudio de 1 minuto diz em manifestação “ordeira e pacífica”.

Em um print que revela conversa entre Fernando e Ibaneis, no início desta tarde, o secretário em exercício detalha cada um dos pontos onde havia concentração de ônibus que levavam manifestante para o ato. Após o áudio de Fernando tranquilizando Ibaneis, o governador responde: “Maravilha. Coloca tudo na rua”, em referência ao efetivo policial que atuaria na ocasião.

Imagem colorida de conversa no WhatsApp
Imagem colorida de conversa no WhatsApp

Metrópoles

 

 

 

 

 

 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS