2 fevereiro 2023 12:43
2 fevereiro 2023 12:43

Confira: Cadastro Único tem presente para todos os jovens brasileiros a partir de 15 anos

Jovens de todo o Brasil que tiverem cadastro no CadÚnico poderão participar de um programa único do Governo Federal. Confira!

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

Já pensou em poder viajar para o Brasil inteiro de graça e pagando meia entrada em eventos? Parece parte de um sonho, mas é realidade. Através de um programa voltado para jovens de todo o país, o Governo Federal oferece a oportunidade de enriquecimento sociocultural.

Quer saber mais sobre o benefício e quem pode ter acesso a ele? Então continue acompanhando a matéria abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o tema!

Conheça o ID Jovem

O programa que oferece todas as oportunidades supracitadas é o ID Jovem, destinado aos jovens de baixa renda de todo o país cujas famílias sejam inscritas no Cadastro Único. Basicamente, ele é uma espécie de identidade que é emitida pela Secretaria Nacional da Juventude de graça e traz consigo diversas oportunidades aos inscritos. De acordo com informações do Governo Federal, até o momento já foram emitidas 3,2 milhões de carteirinhas.

O sucesso do programa se deve principalmente aos benefícios que oferece, como descontos ou isenção do pagamento de passagens de ônibus e meias-entradas em eventos culturais, esportivos e artísticos. No caso das passagens, as empresas, por obrigação, devem oferecer quatro vagas reservadas para os beneficiários: duas com 100% de desconto e duas com 50%.

Entretanto, a obrigação nesse caso só deve acontecer com passagens compradas presencialmente. Ou seja, as empresas de transporte podem se negar a entregar as passagens que tenham sido compradas pela internet. logo, para garantir seu ticket, é melhor comparecer aos guichês pessoalmente.

Quem pode ter acesso ao programa do Cadastro Único?

Ademais, para ter acesso ao programa não é necessário se cadastrar em algum lugar específico, somente se adequar às regras de concessão:

  • Ter inscrição ativa e atualizada no CadÚnico;
  • Possuir entre 15 e 29 anos de idade;
  • Possuir renda familiar mensal equivalente a dois salários mínimos;
  • Possuir e saber qual é o Número de Identificação Social (NIS).

Agora, para garantir a carteirinha é necessário realizar um processo simples de emissão:

  • Primeiramente, acesse o site oficial do ID Jovem (https://bityli.com/c1g1g) ou baixe o app (Android: https://bityli.com/uHCpJIe ou iOS: https://bityli.com/vn2hG);
  • Clique na opção “Emitir ID Jovem”;
  • Depois disso, clique em “Gerar ID Jovem”;
  • Nesse momento, é necessário emitir dados como o NIS, o nome da mãe e sua data de nascimento.

Vale lembrar que a carteirinha tem validade de seis meses, então, ao término do prazo, é necessário realizar a emissão acima novamente. Além disso, é importante manter o registro no CadÚnico sempre atualizado, ou o cidadão perderá o acesso ao benefício.

Para se inscrever no CadÚnico, basta comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência, com os documentos da família em mãos, e se submeter à entrevista. Depois disso, é só aguardar e renovar os dados a cada dois anos ou quando houver necessidade.

Pronatec

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS