7 fevereiro 2023 7:29
7 fevereiro 2023 7:29

Caso complexo: siamesas unidas pelo tórax e abdômen são operadas em GO

Gêmeas siamesas Valentina e Heloá, de 3 anos, são unidas pelo abdome e compartilham diversos órgãos. Cirurgia deve durar, ao menos, 19 horas

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

Goiânia – As gêmeas siamesas Valentina e Eloá Prado dos Santos, de 3 anos, estão sendo operadas nesta quarta-feira (11/1), na capital goiana. As meninas, que são unidas pelo tórax e abdômen, passam por cirurgia de separação após dois anos de acompanhamento médico. O procedimento no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), conduzido pela equipe do médico Zacharias Calil, é composto por aproximadamente 50 profissionais.

O casa das meninas é considerado de alta complexidade. Elas são naturais de em Guararema (SP), mas a família se mudou para Morrinhos, no sul de Goiás, em 2021, para ficar mais próxima da unidade de saúde. Desde então, elas já passaram por diversos atendimentos até a colocação dos expansores, espécie de tecido que tem a função de estimular o crescimento da pele. “Estamos confiantes que já deu tudo certo”, disse o pai, Fernando de Oliveira dos Santos.

Caso complexo

O cirurgião Zacharias Calil conta que as crianças dividem os intestinos grosso e delgado, fígado e genitália. Unidas pela bacia, ou seja, pelo osso ísquio, elas configuram um caso de gêmeas isquiópagas, classificado como um dos mais complexos da cirurgia pediátrica. “A expectativa é grande porque é uma cirurgia de alta complexidade. Apesar de nós já termos realizado várias cirurgias, essa será minha vigésima segunda, eu considero esse caso totalmente diferente devido à condição anatômica”, explica.

A cirurgia pode durar até 19 horas e será realizada por etapas, de forma que o nível de ligação entre os intestinos será determinante para a continuidade até a separação total. “Vamos torcer para que esses órgãos tenham uma união na parte mais baixa, que é o mais comum, para viabilizar a separação”, complementa o médico.

Com informações Metrópoles

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS