1 fevereiro 2023 8:41
1 fevereiro 2023 8:41

Câmara tem presença recorde, mas só dois deputados foram a todas as sessões. Veja os mais assíduos

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

A 56ª legislatura da Câmara dos Deputados se encerra no próximo dia 31 com um índice inédito de participação dos parlamentares nas sessões plenárias de votação. Entre 2019 e 2022, a Casa bateu recorde de assiduidade, com uma média de 92,16% de presenças confirmadas. Mas, dos 598 deputados que em algum momento exerceram mandato, apenas sete tiveram o equivalente a menos de uma semana de faltas, ou seja, faltaram a, no máximo, três dias de sessões deliberativas (destinadas a votação). Realizadas na maioria das vezes às terças, quartas e quintas, elas são as únicas em que o registro de presença é obrigatório.

Dos sete deputados com maior índice de presença em plenário, apenas dois tiveram 100% de assiduidade: Adriana Ventura (Novo-SP) e Marcio Alvino (PL-SP). Na legislatura anterior (2015-2018), seis deputados alcançaram os 100% de presença nos quatro anos e outros quatro beiraram a presença absoluta. Marcio Alvino estava também entre os mais assíduos no mandato passado.

A pandemia da covid-19 propiciou uma condição única às sessões plenárias da 56ª legislatura: pela primeira vez, os parlamentares se reuniam a distância, podendo confirmar presença via smartphone de qualquer lugar do país ou fora dele. Mesmo após o retorno presencial, a presença em plenário deixou de ser necessária para os parlamentares participarem das sessões, ficando aberta a possibilidade de marcar presença in loco e, em seguida, participar remotamente. Com as novas modalidades, ficou mais fácil para deputados e senadores evitarem as faltas. Por outro lado, a mesma pandemia alcançou muitos parlamentares, retirando-os de combate por algum momento.

Estar presente em todas as sessões não faz do parlamentar melhor do que os demais, que, como trabalhador, podem ter faltas por motivos variados ou mesmo estar trabalhando em alguma outra frente no mesmo horário, mas indica compromisso do deputado com uma de suas obrigações. Esses e outros dados sobre a atuação dos congressistas você pode conferir na página do Radar do Congresso, do Congresso em Foco.

Veja a lista dos deputados mais assíduos dos últimos quatro anos. Eles tiveram de zero a três faltas no total de 457 sessões:

o mandato com duas faltas.

Adriana Ventura (Novo-SP) concluiu o mandato sem faltas. 
Márcio Alvino (PL-SP) concluiu o mandato sem faltas.
Soraya Manato (PTB-ES) faltou apenas uma vez.
Luiz Lima (PL-RJ) faltou apenas uma vez.
Amaro Neto (Republicanos-ES) concluiu.
Weliton Prado (PROS-MG) concluiu o mandato com duas faltas.
Miguel Lombardi (PL-SP) concluiu o mandato com apenas três faltas.

UOL

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS