3 fevereiro 2023 10:05
3 fevereiro 2023 10:05

Após desencontro de falas, Lula convoca todos os ministros para reunião

Primeira reunião com os 37 novos ministros será amanhã. Na pauta, um ponto final às falas desencontradas que marcaram o início da gestão petista. Nada passará sem aval da Presidência, adianta Rui Costa

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

O primeiro dia de agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto foi movimentado. O ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha inaugurou as audiências com o novo chefe do Executivo. Na sequência, o petista despachou com Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores; Paulo Pimenta, da Comunicação Social da Presidência; e Fernando Haddad, da Fazenda.

Nas redes sociais, Lula compartilhou os compromissos do dia e afirmou haver “muito trabalho a fazer”. “Hoje [ontem], ao longo do dia, terei reuniões no Palácio do Planalto com ministros do nosso governo. No final da manhã, também participo da cerimônia de posse como ministro do nosso vice-presidente Geraldo Alckmin. Muito trabalho a fazer. Vamos em frente! Bom dia a todos“, escreveu.

Conforme relatado, o chefe do Executivo também acompanhou a cerimônia de posse do vice-presidente Geraldo Alckmin, como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, também no Planalto, mas não discursou.

Desde o começo da semana, a Polícia Federal (PF) havia iniciado um procedimento de limpeza e de varredura no Planalto. O intuito foi verificar se não havia escutas ou grampos nos aposentos em que a nova equipe do governo atuará, especialmente nos gabinetes. Além do pente-fino, foi realizada limpeza e troca de móveis dos espaços.

Desde o começo da transição, Lula vinha despachando de um hotel em Brasília. Na terça (4), o presidente visitou o Planalto com Janja para verificar o andamento da reforma em seu gabinete. No final da tarde, recebeu o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA) e o ministro da Defesa, José Múcio, em seu gabinete.

Lula e a primeira-dama seguem hospedados em um hotel em Brasília. Ainda não há data para que se mudem para o Palácio da Alvorada. Porém, também ontem, visitaram a residência oficial pela primeira vez após o petista ter sido eleito com o intuito de avaliar as reformas e trocas necessárias no local.

Assim como o Palácio do Planalto, o Alvorada também está sob avaliação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) embarcou dois dias antes da posse de Lula rumo a Orlando, nos EUA, onde passará ao menos um mês de um período sabático.

Correio Braziliense
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS