2 fevereiro 2023 6:00
2 fevereiro 2023 6:00

A Rússia disse que as forças do país assumiram o controle de Soledar

Putin diz que operação militar russa tem momento positivo na Ucrânia.

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a operação militar na Ucrânia vive um momento positivo e que ele espera que seus soldados obtenham mais vitórias depois que seu país assumiu o controle da cidade ucraniana de Soledar, notória pela atividade de mineração de sal.

A invasão da Ucrânia pela Rússia iniciada no dia 24 de fevereiro de 2022 desencadeou um dos conflitos europeus mais mortais desde a Segunda Guerra Mundial e o maior confronto entre Moscou e o Ocidente desde a Crise dos Mísseis de Cuba em 1962.

A Rússia disse na sexta-feira que as forças do país assumiram o controle de Soledar, um raro momento de sucesso para Moscou após meses de reveses no campo de batalha.

“A dinâmica é positiva”, disse Putin à televisão estatal Rossiya 1 ao ser questionado sobre a tomada da cidade de Soledar. “Tudo está evoluindo no âmbito do plano do Ministério da Defesa e do Estado-Maior.” 

“E espero que nossos combatentes nos deem novas e animadoras notícias com os resultados dos combates”, disse Putin. 

Putin agora classifica a guerra na Ucrânia como uma batalha contra um Ocidente agressivo e arrogante, e disse que a Rússia usará todos os meios disponíveis para proteger a si mesma e a seu povo contra qualquer agressor.

Os Estados Unidos e seus aliados condenaram a invasão russa da Ucrânia como uma apropriação imperial de terras, enquanto a Ucrânia prometeu lutar até que o último soldado russo seja expulso de seu território.

Um governador regional na Ucrânia disse no sábado que as forças ucranianas ainda estavam lutando para manter o controle de Soledar.

Com informações G1

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS