26 janeiro 2023 11:40
26 janeiro 2023 11:40

À frente da Apex, Jorge Viana quer dobrar exportações do Norte e do Nordeste

“Se daqui a quatro anos não tivermos dobrado a participação do Norte e do Nordeste [nas exportações brasileiras], não fiz nada“ , disse Jorge.

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

Em entrevista concedida ao jornal Valor Econômico, nesta terça-feira, 10, o presidente da Agência Nacional Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana (PT-AC), defendeu uma postura mais atuante da agência no Norte e Nordeste, e que os produtos exportados pelo Brasil sejam mais sustentáveis.

“Se daqui a quatro anos não tivemos dobrado a participação do Norte e do Nordeste [nas exportações brasileiras], não fiz nada“ , disse na cerimônia de posse da nova diretoria da ApexBrasil.

Para Jorge, a ideia é reforçar a estrutura de exportação para produtos que tenham potencial de venda em cada Estado, inclusive, com a possibilidade de apoio dos bancos públicos.

De acordo com o novo presidente da Apex, as exportações de forma geral “cresceram muito pouco depois do segundo mandato do presidente [Lula]”.

“Vamos ter uma grande parceria com produtores que querem seguir a agenda de combate às mudanças climáticas”, afirmou.

Jorge disse ainda que o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul ainda não foi concretizado justamente porque as bases acordadas não eram ambientalmente sustentáveis, mas que vai trabalhar para seguir no acordo.

Por fim, Viana disse que precisará “discutir com” a Receita Federal mudanças nas regras de vendas para outros países, porque “tem muita burocracia para exportar”.

Com informações do Valor Econômico

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS