31 janeiro 2023 11:53
31 janeiro 2023 11:53

600 famílias evacuadas da cidade Templária dos Himalaias em risco iminente de colapso total

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

As autoridades indianas ordenaram a evacuação imediata de grande parte da cidade Himalaia de Joshimath após o colapso de um templo e várias casas revelaram que a cidade estava a afundar-se no chão.

“Salvar vidas é a nossa prioridade imediata. As forças de segurança já estão a trabalhar em conjunto para deslocar as famílias residentes nestas casas em perigo”, disse Pushkar Singh Dhami, ministro chefe do estado indiano de Uttarakhand, a uma conferência de imprensa relatada pela NDTV.

O colapso do templo na sexta-feira revelou que centenas de casas na localidade tinham fendas graves que poderiam ser o prólogo de uma verdadeira catástrofe, especialmente no bairro Marwari, onde um aquífero rebentou para fora e está a dificultar os esforços de evacuação.

Os peritos acreditam que a deterioração se deve a uma série de factores humanos e ambientais, que amolgaram os edifícios durante um longo período de tempo, segundo o geólogo Kalachand Sain.

Josimath, lar de cerca de 15.000 pessoas, é considerado uma porta de entrada para ícones do turismo religioso hindu e sikh como Badrinath e Hemkund Sahib, e é o lar de uma das maiores bases militares da Índia que faz fronteira com a China.

Fonte: (EUROPA PRESS)

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS