6 fevereiro 2023 1:14
6 fevereiro 2023 1:14

Em Rio Branco; Programa Acre pela Vida leva serviços à comunidade do Alto Alegre 

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

O Dia da Família é mais que um momento de brincadeiras no Centro de Educação Infantil David Rodrigues, é uma oportunidade de aproximar a comunidade ao espaço de estudo das crianças, possibilitando tempo de qualidade entre os professores, alunos e familiares. A unidade escolar fica em Rio Branco no bairro Alto Alegre.

A atividade realizada nesta quarta-feira, 30, é um evento apoiado pelo Programa Acre pela Vida, uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado do Acre (Sejusp), que visa apoiar e desenvolver ações voltadas para a comunidade.

“Este evento é uma atividade cultural que tem o objetivo de promover um dia de recreação às crianças e suas famílias, aproximando a comunidade das forças de segurança”, disse a coordenadora do Acre pela Vida, e atual secretária adjunta da Sejusp, delegada Márdhia El-Shawwa.

A mãe de dois filhos, Maria Erlande Barbosa, de 30 anos, fala da importância desses eventos na escola, expondo que nunca perde a oportunidade de estar nesses momentos recreativos.

“Procuro sempre estar nesses eventos da escola porque é um momento de entretenimento para as crianças e também para os pais, além da gente poder ficar mais próximo dos professores dos nossos filhos”, disse Erlane.

Maria Erlande Barbosa com seu filho mais novo, o pequeno Pedro Caleb, de 3 anos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

O momento era de descontração para os pequenos alunos, que variam de 2 a 5 anos de idade, que dançavam ao som da banda de música da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), conhecida como A Furiosa.

Banda da PMAC animou a festa. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

O Centro de Educação Infantil David Rodrigues faz do Dia da Família uma ação cultural para aproximar os familiares dos alunos à escola, e assim, proporcionar um ambiente de confiança e satisfação para os pequenos. “Se a família está no espaço e interage e demostra afetividade pelos profissionais, automaticamente a criança também vai se sentir segura e acolhida”, explica a diretora do centro, Evaneide Machado.

Diretora do Centro Educativo Infantil David Rodrigues, Evaneide Machado, acompanhada de alunos e familiares. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

Além de proporcionar lanches, músicas e brincadeiras, a ação também contou com a presença do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que ofereceu aos pequenos teatro infantil, momentos de atuação no trânsito, com uma minicidade onde as crianças podiam conduzir um meio de transporte dentro de um perímetro, seguindo as coordenadas de trânsito.

A Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), também estava no local. “Estamos fazendo esse trabalho na escola para trazer dignidade, pacificar o bairro, trazendo um trabalho voltado à área de assistência social”, disse a diretora de Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres da SEASDHM, Claire Cameli.

Diretora de Diretor Humanos e de Políticas para Mulheres, Claire Cameli, e a secretária adjunta da Sejusp, Márdhia El-Shawwa. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

Além de levar ao conhecimento pautas de assistência social, a SEASDHM também atuou com o Ônibus Lilás, realizando atendimentos de mulheres vítimas de violência, com uma equipe técnica capacitada para atender essas pessoas, incluindo psicólogo, assistente social e técnico da área jurídica, para que as mulheres pudessem ser amparadas e direcionadas.

Atendimento no Ônibus Lilás. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

Outros órgãos também estavam presentes, como a Polícia Civil, oferecendo no local, serviços como, tirar a carteira de identidade, certidão de nascimento, além de um espaço para os pequenos tirarem fotos com objetos da polícia, tendo motos e quadrículos como parte do cenário.

Emissão da carteira de identidade. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp

Agência Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS