9 dezembro 2022 1:21
9 dezembro 2022 1:21

Tíquetes do VALE GÁS SOCIAL estão sendo distribuídos; mais 200 MIL poderão ser resgatados

Descubra quem terá direito a receber os tíquetes do Vale-Gás social; entenda mais sobre o programa. Veja mais a seguir!

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

O botijão de gás de cozinha é um dos itens mais importantes nas casas das famílias brasileiras. É com ele que as famílias podem utilizar o fogão e, assim, conseguir cozinhar.

O problema é que, nos últimos tempos, esse item sofreu com um aumento de valor, que pode ter dificultado a compra dele pelas famílias. Com isso, os programas sociais tanto federais quanto estaduais podem auxiliar a população na compra do botijão. Veja mais a seguir.

Tíquetes do Vale-Gás Social

Durante a terça e quarta-feira, dias 22 e 23 de novembro, os municípios do Ceará receberão os tíquetes do Vale-Gás Social. A Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos está realizando os repasses para as entidades e gestores responsáveis de cada localidade.

Ainda na penúltima semana de novembro é esperado que os responsáveis repassem os tíquetes aos beneficiários. Os tíquetes dão direito a uma recarga no botijão de gás de 13kg. Essa é uma maneira de assegurar que a população em maior vulnerabilidade poderá ter acesso a esse item indispensável.

Quem pode receber?

Podem receber o Vale-Gás Social os seguintes grupos:

  • Famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, desde que tenham renda máxima de R$ 150;
  • Famílias inscritas e que tenham o cartão do programa Mais Infância Ceará;
  • Núcleos familiares que tenham um jovem membro do programa Virando o Jogo.
  • Quem tem interesse em saber se tem direito, pode acessar o site oficial da Secretaria e consultar, pelo endereço: https://bityli.com/fJgUmHzvw. Outra alternativa é ligar para o número 156.

Os beneficiários devem se dirigir a um CRAS para retirar o vale-gás. Para tanto, é preciso portar o CPF, o RG, o Número de Inscrição Social (NIS) e ter um comprovante de endereço.

Benefício do Governo

Enquanto isso, a próxima parcela do benefício social do Vale-Gás do Governo Federal já tem data para ser paga. Dessa maneira, os beneficiários podem esperar o depósito em dezembro, entre os dias 12 e 23 do mês.

Na última rodada de pagamentos, o benefício foi pago a cerca de 5,7 milhões de pessoas. Vale a pena lembrar que desde a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ‘Kamikaze’, o valor da parcela passou a ser de 100% da média do preço do botijão de gás de cozinha de 13kg, de acordo com levantamento feito pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Isso porque, inicialmente, o valor do benefício era de 50% dessa média. A PEC, portanto, alterou os pagamentos a partir de agosto, e duas das três parcelas previstas já foram repassadas, uma vez que o Vale-Gás é pago bimestralmente. Assim, os depósitos de agosto e outubro foram feitos, faltando apenas o de dezembro.

O motivo para isso é que a PEC disponibilizou recursos para o pagamento extra somente até o fim do ano de 2022, retornando ao normal no início de 2023.

DEZEMBRO

Auxílio Brasil + Vale-Gás

  • 12/12 – Final de NIS 1
  • 13/12 – Final de NIS 2
  • 14/12 – Final de NIS 3
  • 15/12 – Final de NIS 4
  • 16/12 – Final de NIS 5
  • 19/12 – Final de NIS 6
  • 20/12 – Final de NIS 7
  • 21/12 – Final de NIS 8
  • 22/12 – Final de NIS 9
  • 23/12 – Final de NIS 0

Pronatec

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS