28 novembro 2022 8:03
28 novembro 2022 8:03

Tarauacá: parcerias investem no Hospital Dr. Sansão Gomes

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), vem investindo em melhorias para gerar mais conforto aos cidadãos tarauacaenses.

Desde 2019 o Hospital Dr. Sansão Gomes vem passando por grandes transformações. Com a pandemia de covid-19 , foi necessário melhorar a estrutura hospitalar, com a aquisição de equipamentos e contratação de pessoal para aperfeiçoar os serviços prestados à população .

Enfermaria do Hospital Dr. Sansão Gomes, em Tarauacá. Foto: Marcos Santos/Secom

A gestão atual está continuamente se empenhando para solucionar os problemas enfrentados por pacientes que vêm tanto da zona rural do município, como de localidades próximas, como Feijó, Jordão e outras. Em média, a unidade realiza por dia em torno de 120 atendimentos. São ofertados, na unidade, atendimentos nas áreas de ginecologia, ortopedia e cirurgias em geral.

Com a reforma do hospital em 2020, foram adquiridos um aparelho de raio-x digital portátil e duas ambulâncias novas, foram reestruturados o centro cirúrgico e as enfermarias e foi realizada a compra de medicamentos e organizado o fluxo de atendimento com a implantação da classificação de risco, visando proporcionar agilidade aos serviços prestados na unidade. Com esse aparato, foi possível realizar cirurgias de hérnia, vesícula e outras de pequeno e médio porte.

Equipe de médicos com o aparato oferecido pela unidade para realização de cirurgias. Foto: Marcos Santos/Secom

As cirurgias de laqueadura se iniciaram na semana passada, para atenuar as filas de espera e garantir o direito sexual e reprodutivo da mulher.

“Com isso, a unidade segue para 2023 com boas condições de realizar um trabalho ainda melhor para nossa população”, destacou o gerente-geral da unidade, Francisco Assis Araújo.

Serão assegurados quase R$ 5 milhões em investimentos para a compra de equipamentos hospitalares, por meio de emendas parlamentares.

Além disso, será implantado o prontuário eletrônico, no intuito de reordenar todo o processo de custos junto ao Ministério da Saúde e, especialmente, promover eficácia no processo de atendimento ao paciente.

Há também, previsão para uma obra de construção do Centro de Parto Normal (CPN) no hospital, com todos os recursos garantidos para equipar a unidade.

Em novembro iniciou-se a proposta de construção da nova Ala Obstétrica Ethel Muriel Geddis, com recursos estimados em R$ 24 milhões, provenientes de emendas individuais e de bancadas.

Todas essas ações são viabilizadas pela união de forças entre o governo do Estado e a Prefeitura de Tarauaucá, que têm estreitado diálogos em prol da população.

Acre News

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS