5 fevereiro 2023 2:09
5 fevereiro 2023 2:09

Saúde realiza oficina de planejamento com gestores do Vale do Juruá

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

Foi realizada na unidade do Projeto Rondon, em Cruzeiro do Sul, no período matutino, uma oficina do Planejamento Regional Integrado (PRI), que é um instrumento do Sistema Único de Saúde (SUS) previsto na lei 141/2012.

O Ministério da Saúde orienta secretarias estaduais e municipais  a realizarem esse planejamento em conjunto. A Sesacre iniciou o projeto em 2020, com apoio do Ministério da Saúde.

Segunda etapa da Oficina do Planejamento Regional Integrado. Foto: Marcos Santos/Secom

Nesse encontro atual, a equipe realizou a análise da situação epidemiológica, com dados dos indicadores dos sete municípios do Vale do Juruá.

Equipe da Sesacre e secretários municipais reunidos no Planejamento Regional Integrado. Foto: Marcos Santos/Secom

“Eu gostaria de agradecer todos os envolvidos, em especial, a secretária estadual de Saúde, que tem disponibilizado a equipe do PRI para estar na regional do Juruá”, destacou a coordenadora regional de Saúde, Catiana Rodrigues. 

Catiana Rodrigues, Coordenadora Regional de Saúde. Foto: Marcos Santos/Secom

“Esta é a segunda etapa do planejamento, no sentido de construir ferramentas para fornecer ao gestor a possibilidade de verificar tudo que está no seu cenário, nossa epidemiologia e indicadores para traçar um plano de trabalho a fim de diminuir índices de enfermidades. Temos uma política voltada mais para a parte preventiva”,  Mackenz Santos, secretário municipal de Saúde de Tarauacá.

Mackenz Santos, secretário municipal de saúde de Tarauacá. Foto: Marcos Santos/Secom

Valéria Lima, secretária de saúde de Cruzeiro do Sul, afirma que o plano será construído nos  sete municípios, que terão seu perfil ideológico definido. “Vamos elaborar metas para trazer um plano mais eficiente e integrado, em que os usuários possam ter melhor acompanhamento na média complexidade”, afirmou.

Priscila Aguiar, coordenadora do PRI. Foto: Marcos Santos/Secom

Priscila Aguiar, coordenadora do PRI, agradeceu os secretários municipais pela participação na primeira oficina, que abordou a  análise da situação de saúde, em que cada município priorizou quais indicadores de saúde retratariam melhor a região. “Hoje vamos trabalhar a capacidade instalada da região e os vazios assistenciais;  como produto, vamos ter um diagnóstico dessas situações de saúde e planejar metas e diretrizes a serem priorizadas, e essas informações constarão no plano da região e no plano estadual de saúde”, pontuou.

Agência Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS