9 dezembro 2022 2:53
9 dezembro 2022 2:53

“Saúde na Comunidade”: programa implanta atendimento de odontopediatria

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

Atenta às necessidades da população, a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inovou ao implementar o atendimento de odontopediatria no programa “Saúde na Comunidade”. O atendimento é realizado dentro de um ônibus todo equipado, com a estrutura necessária para atender as crianças das comunidades rurais.

A secretária de Saúde, Sheila Andrade, afirma que a gestão tem cuidado das pessoas com muito zelo e amor.

Em 2022 o serviço de odontologia esteve presente em 100% das ações. / Foto: Val Fernandes

“Está sendo bem diferenciado, muito bem recebido pela população, e é isso que essa gestão quer: tudo que tem na atenção básica, levar também para a zona rural, com qualidade e com amor.”

Helanne Domingos, gerente de departamento de saúde bucal da Semsa, comemora que este ano o serviço de odontologia se fez presente em 100% das ações.

“Nos outros anos a odontologia ela só era levada nos itinerantes terrestres onde o ônibus conseguia ir, esse ano não, esse ano a odontologia se fez presente em 100% do itinerante, em todos os lugares nós fomos.”

O prefeito Tião Bocalom é sempre muito bem recebido pelas crianças. / Foto: Val Fernandes

É necessária uma logística complexa para que os atendimentos odontológicos aconteçam. A gerente explica que durante o andamento do programa todo o atendimento básico é realizado, e aqueles que demandam especialidades, são encaminhados para a policlínica Barral y Barral.

Outra novidade é a personagem Dra. Sorriso, que de forma lúdica ensina passo a passo como deve ser feita a higiene bucal. Segundo Regina Maciel, técnica em saúde bucal, as crianças da zona rural são mais atentas ao aprendizado lúdico.

“Eles prestam mais atenção no teatro, nos bonecos, eles interagem e aprendem muito mais, é muito prazeroso.”

[Dircom]

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS