2 fevereiro 2023 6:15
2 fevereiro 2023 6:15

Pesquisa aponta que 25% da população de Rio Branco está desempregada

O estudo sobre “Mercado de trabalho para a população de Rio Branco” foi realizado pela Fecomércio/AC e a empresa Data Control.

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

A geração de emprego está entre os principais desafios da gestão pública. Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio/AC), por meio da empresa Data Control, aponta que 25% da população de Rio Branco está desempregada.

O estudo sobre “Mercado de trabalho para a população de Rio Branco” foi realizado no dia 4 de novembro, com intuito de fazer uma análise do mês, e ouviu 202 pessoas. Do total de entrevistados, 53,5% foram mulheres e 45,5% homens.

Segundo a pesquisa, do total de pessoas desempregadas, 45,6% enfrentam a situação há mais de de dois anos, enquanto 26,5% já até esqueceram a quanto tempo estão na condição de desemprego.

População empregada

Com relação ao mercado de trabalho, 47,0% da população de Rio Branco é empregada. Outros 13,9% prestam serviços como “bico” e 13,9% são aposentados.

Da população empregada, apenas 42,1% contam com “carteira de trabalho” assinada. A maior parcela (57,9%) trabalha sem carteira assinada.

A pesquisa também avaliou o grau de satisfação salarial da parcela de pessoas empregadas. Para 36,6% os ganhos mensais são suficientes para as necessidades domésticas, enquanto 43,6% se mostram insatisfeitos com relação a esse aspecto. Para mais 17,3%, o ganho mensal é razoável e 2,5% não têm salário.

Escolaridade

A Feccomércio também mediu o grau de escolaridade dos entrevistados e constatou que 58,4% da população informam contar com níveis de escolaridades concluídas.

Do total, 13,4% disseram ter concluído o ensino fundamental, enquanto 38,1% possuem ensino médio completo e apenas 6,4% possuem nível superior.  Apenas 0,5% dos entrevistados possuem uma pós-graduação.

A Gazeta do Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS