2 fevereiro 2023 7:23
2 fevereiro 2023 7:23

Descubra quais os requisitos para aumentar a aposentadoria em até 25%

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

Alguns segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem receber um adicional de até 25% na aposentadoria, fazendo com que as parcelas ultrapassem o teto da previdência, inclusive. Entretanto, o valor extra só está disponível para um grupo seleto de aposentados, que devem se enquadrar em certos requisitos.

Quer saber mais sobre como conseguir o valor extra e quem tem direito a ele? Então continue acompanhando a matéria abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o assunto!

Quem pode aumentar a aposentadoria em 25%?

Primeiramente, é importante deixar claro que o adicional de 25% é exclusividade da aposentadoria por invalidez, visto que é direcionado especialmente para os segurados que necessitam de cuidados de terceiros para realizarem tarefas comuns do dia a dia, como se higienizar ou se alimentar.

Antes de explicar como ele funciona, é importante falar um pouco sobre a aposentadoria por invalidez no geral. Em síntese, trata-se de um benefício previdenciário voltado aos beneficiários que não possuem mais condições de exercer suas atividades laborais, seja por motivo de acidente ou doença ligada ou não ao trabalho.

Para ter acesso a essa modalidade, é necessário cumprir alguns requisitos, como possuir qualidade de segurado do instituto, cumprir o mínimo de doze meses de carência e ter algum tipo permanente de incapacidade. Alguns casos, aliás, podem até mesmo dispensar a carência, como os que compõe a lista de doenças graves do Ministério da Saúde.

Dito isso, o objetivo principal do adicional é auxiliar os segurados que necessitam de cuidadores a arcarem com os custos extras desses profissionais. Portanto, vale destacar que nem todos os aposentados que recebem essa modalidade podem ter acesso ao adicional.

Condições que dão direito ao adicional

Uma situação mais comum do que parece é a negativa do adicional de 25% pelo INSS, isso porque existem uma série de condições que específicas que permitem a concessão do benefício. São elas:

  • Cegueira total;
  • Qualquer tipo de condição permanente que exija auxílio frequente para a realização de atividades corriqueiras;
  • Paralisia dos dois braços ou de ambas as pernas, sem possibilidade do uso de próteses;
  • Alterações nas faculdades mentais;
  • Perda de uma perna e um braço, sem a possibilidade de próteses;
  • Doenças que exijam a permanência continua no leito;
  • Perda dos dois pés e de uma das mãos, mesmo sendo possível a colocação de próteses;
  • Perda de nove dedos em uma mão ou mais do que isso.

Como solicitar o adicional de 25%?

Por fim, para solicitar o valor extra, basta baixar o aplicativo do Meu INSS (Android: https://bityli.com/RXNFG ou iOS: https://bityli.com/xnBqul) e seguir o passo a passo abaixo:

  • Faça login e clique no botão de “Novo pedido”;
  • Em seguida, digite o nome do benefício ou do serviço que você deseja acessar (no caso, a aposentadoria por invalidez);
  • Uma lista será exibida e então basta clicar no serviço desejado;
  • Por fim, é só seguir as orientações do app, lembrando de deixar documentos pessoais em mãos para enviar quando solicitados.

Pronatec

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS