24 novembro 2022 8:47
24 novembro 2022 8:47

Começa hoje a vacinação contra a covid-19 em crianças com comorbidade 

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Coordenação do Plano Nacional de Imunização (PNI), recebeu três mil doses da vacina Pfizer baby, contra a covid-19, e já distribuiu para todos os municípios do Acre.

Em Rio Branco, a vacina estará disponível no Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (Crie), apenas por agendamento no WhatsApp 68 98402-1136.

Nos demais municípios, as prefeituras estão responsáveis por referenciar uma unidade de saúde e fazer a divulgação das datas, horários e locais de disponibilização da vacina para essas faixas etárias.

A coordenadora estadual de Imunizações, Renata Quiles, reforça a importância da imunização neste momento em que os casos de covid-19 se apresentam em crescente.

“Esses bebês precisam ser imunizados, bem como toda a população que ainda não se vacinou ou que está com o esquema vacinal incompleto. Estamos entrando num momento preocupante”, frisa.

Baixa cobertura vacinal

O Acre ainda não alcançou a cobertura vacinal de 90% da população, com idades entre 3 e 120 anos, aptos a se vacinarem contra a covid-19. A cobertura vacinal para crianças de 3 a 4 anos atingiu apenas 9%.

Renata complementa que a Pfizer Baby precisa de agendamento, para evitar o desperdício da vacina, tendo em vista que cada frasco possui 10 doses e depois de aberto precisa ser utilizado integralmente.

Mas, para as demais faixas etárias, a vacina está disponível nos postos de saúde, sem necessidade de agendamento.

Lista de comorbidades

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde divulgou, em 9 de novembro, o Ofício n° 242/2022, com a seguinte lista de comorbidades:

Diabetes;

Pneumopatias crônicas graves;

Hipertensão arterial resistente;

Hipertensão arterial estágio 3;

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo.

Imunocomprometidos

Doença renal crônica;

Doenças neurológicas crônicas;

Hemoglobinopatias graves;

Obesidade mórbida;

Síndrome de Down.

Agência Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS