6 fevereiro 2023 8:44
6 fevereiro 2023 8:44

Black Friday e Copa do Mundo: pesquisa Fecomércio-AC avalia expectativa de consumidores e empresários

Maioria dos entrevistados demonstra otimismo nas vendas

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

Ao menos 92% dos empresários rio-branquenses estão estimulados com as vendas de Black Friday – que iniciaram na última sexta-feira de novembro e devem proporcionar promoções até o final do mês – e de artigos relacionados à Copa do Mundo. A pesquisa, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac), junto a 100 empresários do comércio de bens, serviços e turismo da capital acreana e mais 200 pessoas economicamente ocupadas.

A pesquisa ressalta, ainda, relevante otimismo por parte dos empresários, haja vista a expectativa de aumento de vendas em 2022 em relação a 2021. Para tanto, 45% dos empresários entrevistados deve adotar como estratégia a concessão de mais descontos sobre as vendas, e 27% afirmam decisão de redução de preços para atrair clientes; 15% disseram em concessão de descontos mesmo para vendas na modalidade à crédito.

Além disso, o levantamento destaca também a preocupação de 35% dos empresários quanto aos níveis de endividamento da população rio-branquense, bem como o desemprego doméstico (22%); outros 23% se preocupam com a concorrência (16%) e a inflação carregada pelo mercado de consumo doméstico (7%).

Conforme os empresários, a melhora de vendas para o período da Black Friday e Copa do Mundo é percebida a partir do pagamento da folha de pessoal referente ao mês de outubro, porém, para 68% deles, o maior movimento de vendas acontece na véspera (29,0%) e no próprio dia da Black Friday (39,0%). A pesquisa destaca também outros 25,0% que admitem crescimento das vendas, a partir do início do mês de novembro.

Também, para 72,0% dos empresários de Rio Branco, as vendas para a Black Friday superam aquelas relativas a outras grandes datas de consumo doméstico anual, a exemplo do “Dia das Crianças” e “Dia dos Pais”.

As vendas nesta Black Friday devem alcançar volume monetário superior à Black Friday do ano passado, conforme previsão de 71,0% dos empresários. Outros 5,0% se omitem a essa questão e 24,0% não se manifestam a respeito.

Finalmente a pesquisa registra a motivação de 55,0% dos empresários do comércio local com relação a contratação de pessoal em regime temporário para esse período em que se experimenta significativo aumento do movimento de compra e venda nos segmentos da economia de mercado, objeto do presente estudo.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS