6 outubro 2022 5:54
6 outubro 2022 5:54

Cortejo com caixão de rainha Elizabeth II chega à ao palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo

Corpo da moarca está agora na residência oficial da família real no país. Funeral será somente no dia 19 de setembro.

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

Depois de mais de seis horas de viagem pela Escócia, o cortejo da rainha Elizabeth II chegou a Holyroodhouse, palácio que foi fundado como um mosteiro em 1128. Na residência oficial da família real na Escócia, o corpo da rainha descansará na Sala do Trono.

O caixão deve permanecer em Holyroodhouse até a tarde da próxima segunda (12). Depois, ele seguirá para a Catedral de St. Giles, também em Edimburgo. O Rei Charles e outros membros da família real participarão de uma procissão e assistirão uma cerimônia na catedral.

Neste domingo (11), o caixão com o corpo da Rainha Elizabeth II deixou o Castelo de Balmoral, onde ela morreu, e iniciou o traslado para Edimburgo pouco depois das 6h no horário de Brasília, percorrendo 280 km. A viagem durou por volta de 6 horas.

Depois do longo trajeto passando pelas cidades de Dundee e Aberdeen, o caixão chegou à capital escocesa por volta do meio-dia no horário de Brasília. No carro fúnebre, a princesa Anne, filha da rainha, acompanhou toda a viagem.

Em Edimburgo, as calçadas ao longo da rota foram protegidas com barreiras para que escoceses e visitantes pudessem ver a procissão passar pela Royal Mile, a rua mais famosa da capital escocesa, que liga o Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyroodhouse.

Homenagens continuam

O funeral da rainha Elizabeth II será dia 19 de setembro, confirmaram no sábado (10) o Palácio de Buckingham e o site oficial da Família Real.

“O Funeral de Estado de Sua Majestade a Rainha acontecerá na Abadia de Westminster na segunda-feira, 19 de setembro, às 11:00 horas [no horário de Londres, 7h no horário de Brasília]. Antes do Funeral de Estado, a Rainha repousará em Westminster Hall por quatro dias, para permitir que o público preste suas homenagens”, diz o comunicado.

Em Londres, o caixão será transportado em procissão do Palácio de Buckingham ao Palácio de Westminster na próxima quarta-feira (14) para despedidas dos britânicos até o dia do funeral de Estado.

O primeiro funeral de Estado desde o do ex-primeiro-ministro Winston Churchill em 1965 receberá dezenas de líderes mundiais, incluindo o presidente dos EUA Joe Biden, e atrairá milhões de pessoas.

Veja como será o protocolo nos próximos dias:

  • 12 de setembro – segunda-feira – O caixão com o corpo da rainha deve permanecer em Holyroodhouse até a tarde da próxima segunda. Depois, ele seguirá para a Catedral de St. Giles, também em Edimburgo. O Rei Charles e outros membros da Família Real participarão de uma procissão e assistirão uma cerimônia na catedral.
  • 13 de setembro – terça-feira – O caixão com o corpo de Elizabeth II segue de avião para o aeroporto de RAF Northolt, em Londres, na Inglaterra. O caixão da rainha será então transportado para o Palácio de Buckingham, por estrada.
  • 14 de setembro – quarta-feira – Pela tarde, o caixão será transportado em uma carruagem do Palácio de Buckingham ao Palácio de Westminster, onde o corpo da rainha repousará até a manhã do dia do funeral. Durante esse período, o público também terá a oportunidade de visitar o Westminster Hall para prestar suas homenagens à rainha.
  • 19 de setembro – segunda-feira – Finalmente, o caixão será levado em procissão do Palácio de Westminster até a Abadia de Westminster, onde acontecerá o Funeral de Estado.

Fonte: G1

 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS