7 outubro 2022 1:27
7 outubro 2022 1:27

Cinco capitais incluindo Rio Branco ficarão sem tecnologia 5G no país

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

A partir da próxima segunda-feira (19), as prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G, realizada no ano passado, poderão ativar estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel nas capitais: Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.

Com a decisão, serão 22 capitais a contar com a tecnologia funcionando até o início da próxima semana. Ainda falta ativar o 5G puro em: Porto Velho; Rio Branco; Macapá (AP); Manaus; e Belém, todas na região Norte

Nas demais cidades do país, a ativação acontecerá gradualmente, até 2029.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (14) em reunião do Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da ativação da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz), que oferece maior velocidade, estabilidade e menor tempo de latência (resposta).

Até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação editalícia, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo oito estações de 5G ativadas em Aracaju/SE, cinco em Boa Vista/RR, 11 em Campo Grande/MS, oito em Cuiabá/MT, 13 em Maceió/AL, 14 em São Luís/MA e 11 em Teresina/PI.

O Conselho Diretor da Anatel já havia aprovado, em 18 de agosto, a postergação da data de liberação do uso do 5G na faixa de 3,5 GHz para 28 de outubro nas demais capitais, conforme sugestão do Gaispi, com base em informações da Entidade Administradora da Faixa (EAF).

“Tal medida foi necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS). Permanece a possibilidade de antecipação por decisão do Gaispi, mesmo nessas cidades, desde que adotadas as medidas necessárias por parte da EAF”, diz a Anatel.

Quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

“É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404”, informa a Agência.

AC 24 Horas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS