5 outubro 2022 4:20
5 outubro 2022 4:20

Alerta: No Acre, mês de transição do período seco para chuvoso, setembro traz alerta de temporais

"Até o final deste mês devemos esperar temperaturas altas durante as tardes e a ocorrência de alguns vendavais e ventanias na forma de tempestades severas", observou Alejandro

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

Após dias de intensos calor e seca, Rio Branco voltou a registrar chuvas. Apesar de amenizar a temperatura, as precipitações são acompanhadas de ventos intensos e grandes volumes de água, como foi o caso do vendaval registrado nesta semana.

De acordo com o professor e pesquisador da Universidade Federal do Acre (Ufac), Alejandro Fonseca, a previsão para setembro é de possíveis novos vendavais e temporais.

Alejandro explica que devemos estar prevenidos (Foto: Arquivo Pessoal)

“Setembro tem a característica de ser o mês típico das tempestades: chuvas e rajadas de ventos que podem ocasionar danos e até queda de estruturas como árvores, tetos, muros, torres e outras como caixas de água instaladas no alto”, disse Alejandro ao site A GAZETA.

Segundo o pesquisador, setembro marca a transição entre a estação seca (que vai de junho a agosto) e a estação das chuvas (inverno amazônico, que vai de outubro a abril; maio marca a transição entre a estação chuvosa e a seca).

“Agosto, Setembro e outubro são meses de temperaturas máximas extremas durante as tardes. Desses três meses, setembro é o mais quente”, destacou Alejando, observando ainda que “até o final deste mês devemos esperar temperaturas altas durante as tardes e a ocorrência de alguns vendavais e ventanias na forma de tempestades severas”.

A Gazeta do Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS