15 agosto 2022 1:19
15 agosto 2022 1:19

Vítimas de queda de helicóptero morreram de politraumatismo, informa Polícia Civil

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

A Polícia Civil informou que o piloto Agnaldo Pereira da Costa, de 55 anos, e o passageiro Vilmar Carpinski, de 47 anos, morreram vítimas de politraumatismo causado pela queda de helicóptero ocorrido na terça-feira (12), na zona rural de Boa Vista. O resultado do laudo foi divulgado nessa quarta (13).

Politraumatismo é qualquer tipo de situação onde exista lesão grave de, pelo menos, dois órgãos ou duas partes distintas do corpo causadas por forças externas de natureza física (choque) ou química (queimadura).

O acidente aconteceu em uma área de chácara, na região do Água Boa. O helicóptero bateu na linha de transmissão de alta tensão energia.

Com a colisão do helicóptero nos fios, oito municípios atendidos pelo eixo Sul ficaram sem energia por um tempo: Mucajaí, Caracaraí, Iracema, Rorainópolis, São Luiz, São João da Baliza, Caroebe e Cantá. A energia foi restabelecida no mesmo dia.

De acordo com a Civil, os corpos das vítimas já foram liberados para os familiares realizarem o sepultamento.

O acidente é apurado pelo Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), órgão que fica em Manaus (AM) e é ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

O que é politraumatismo?

Os politraumatismos podem incluir lesões cerebrais, fratura de ossos, lesões na coluna, hemorragias, perda de membros (amputações), queimaduras extensas, cegueira, perda auditiva e múltiplas fraturas ósseas.

A gravidade das lesões está relacionada com a energia desprendida no momento da colisão — por isso acidentes aéreos costumam ser muito graves ou fatais, pela alta velocidade. Mas isso inclui outros desastres: acidentes de trânsito representam a principal causa de de politraumatismo na população devido ao excesso de velocidade e distração com o uso do celular ao dirigir.

Segundo a Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), o politrauma é a principal causa de morte em indivíduos jovens nos países ocidentais. Quando não leva a óbito, as lesões podem deixar sequelas permanentes que podem acarretar problemas psicológicos e sociais.

G1RR

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS