8 agosto 2022 8:05
8 agosto 2022 8:05

Conjuntivite neonatal: conheça a doença que leva à cegueira infantil

Dia mundial da saúde ocular acontece neste domingo (10) e alerta para a importância do cuidado com a visão desde os primeiros dias de vida

Por Redação ecos da notícia

- Publicidade -

Cuidar da saúde dos olhos é indispensável para que o sentido da visão seja aproveitado de forma plena. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio ocular e um dos mais graves é a cegueira, caracterizada pela perda residual ou total da capacidade de enxergar.

O Dia Mundial da Saúde Ocular, que acontece neste domingo (10), reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças oculares desde os primeiros dias de vida. Com o objetivo de ampliar a atenção à saúde ocular infantil, é preciso ficar atento aos sinais das mais diversas patologias, como a oftalmia, que chega a afetar cerca de 12% dos recém-nascidos no país, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Doença infecciosa causa vermelhidão e secreção purulenta nos olhos

A infectologista do Sistema Hapvida, Dra. Silvia Fonseca, explica que a oftalmia, também conhecida como conjuntivite neonatal, é uma doença infecciosa associada a causas químicas, bacterianas ou virais, que geralmente acomete bebês nas primeiras quatro semanas de vida.

“Ela é usualmente adquirida durante o nascimento a partir do contato com secreções vaginais maternas contaminadas e, na maioria das vezes, é provocada pelos mesmos agentes causadores da gonorreia, e da clamídia, duas doenças sexualmente transmissíveis muito comuns atualmente”, diz.

Fonte: TNH1

ÚLTIMAS