15 agosto 2022 1:38
15 agosto 2022 1:38

Após dois anos de pandemia, povo Puyanawa volta a realizar Festival Atsã Puyanawa

A quinta edição do festival começou nesta segunda-feira, 18, e se estende até a próxima sexta-feira, 22, na Aldeia Puyanawa.

Por Redação Ecos da notícia

- Publicidade -

Após dois anos sem realizar o evento, devido à pandemia da Covid-19, o povo Puyanawa de Mâncio Lima realiza a quarta edição do Festival Atsã Puyanawa. A festa, que reúne de convidados de outros povos e não-indígenas, é promovida de e 18 a 22 de julho, na Aldeia Puyanawa.

Guerreiro Puyanawa. Foto arquivo retirada da Internet.

Além das danças indígenas, artesanato e ritos culturais, os visitantes também podem experimentar a tradicional caiçuma [bebida fermentada feita a partir da mandioca]. Na programação, também consta caminhadas na florestas, cerimônias espirituais, entre outras experiências.

Crianças Puyanawas posando para foto. Foto arquivo retirada da Internet.

“O festival é uma homenagem à nossa ancestralidade. Então, mais do que nunca, a gente convida a todos que puderem vir aqui prestigiar e participar. É um momento de agradecer a Deus, à ciência e à nossa tradição”, destacou um dos organizadores, Puê Puyanawa.

Povo Puyanawa em preparação para dança tradicional. Foto arquivo retirada da Internet.

O evento é aberto ao público e tem o propósito de fortalece a cultura indígena, a partir do resgate a tradição Puyanawa.

Fonte/ A Gazeta do Acre

 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS