2 julho 2022 3:19
2 julho 2022 3:19

Moraes é eleito para novo mandato no TSE; ministro comandará tribunal nas eleições

Ministro do STF ficará mais dois anos no tribunal eleitoral. Ele assume presidência do TSE em agosto, no lugar de Edson Fachin.

Por Redação Ecos da notícia

- Publicidade -

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito nesta quarta-feira (1º) para um novo mandato de dois anos como ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A votação ocorreu no início da sessão do Supremo. Moraes foi reconduzido por 10 votos a 1.

Moraes assumirá a presidência do TSE em agosto, no lugar do ministro Edson Fachin, e conduzirá as eleições de outubro. Ele ficará à frente da corte eleitoral até junho de 2024.

O TSE é composto por sete ministros: três do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas nomeados pelo presidente da República entre advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, a partir de lista tríplice indicada pelo STF.

Cada ministro é eleito para um biênio e é proibida a recondução após dois biênios consecutivos. O presidente do TSE é eleito entre os ministros oriundos da Suprema Corte.

Alexandre de Moraes nasceu em São Paulo (SP) e está no STF desde 2017. Antes disso, atuou como promotor de justiça, advogado, professor de Direito Constitucional e consultor jurídico.

Ele tem doutorado em Direito do Estado, livre-docência em Direito Constitucional e é autor de vários livros e artigos acadêmicos em diversas áreas do Direito.

Fonte/ CNN BRASIL

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 146.742 outros assinantes

ÚLTIMAS