4 julho 2022 7:57
4 julho 2022 7:57

Brasil Pesquisa eleitoral: no RS, Bolsonaro tem 39%, e Lula aparece com 30% das intenções de voto

Pesquisa EXAME/IDEIA ouviu 1.000 pessoas do estado do Rio Grande do Sul entre os dias 10 e 15 de junho.

Por Redação Ecos da notícia

- Publicidade -

Em uma eventual disputa ao Palácio do Planalto em primeiro turno, com recorte feito apenas no estado do Rio Grande do Sul, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em primeiro lugar, com 39% das intenções de voto. Depois dele está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 30%, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 9%, e Simone Tebet (MDB), que tem 4%.

Os números são da pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA divulgada nesta quinta-feira, 16, em uma questão de forma estimulada, com a lista de nomes apresentadas aos entrevistados.

Foram ouvidas 1.000 pessoas do estado do Rio Grande do Sul entre os dias 10 e 15 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07314/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

Imagem ilustrativa retirada da Internet.

Cila Schulman, vice-presidente do instituto de pesquisa IDEIA, destaca que o presidente tem vantagem sobre Lula no estado com um todo. “Na capital, Porto Alegre, a diferença na intenção de voto espontânea é de 10 pontos para Bolsonaro, que empata na região metropolitana e vence em todas as outras regiões. Mesmo no eleitorado que é mais desafiante para o atual presidente, o feminino, ele empata com Lula no estado”, diz.

Imagem ilustrativa retirada da Internet. Arte/EXAME.

Em uma pergunta espontânea, Bolsonaro tem 31%, o ex-presidente aparece com 24%. Ciro tem 5%, e Tebet, 3%. A pesquisa ainda simulou um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro no Rio Grande do Sul. O atual presidente tem 43% das intenções de voto, contra 38% do petista.

Imagem ilustrativa retirada da Internet. Arte/EXAME.

Fonte/ Portal EXAME

 

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 146.773 outros assinantes

ÚLTIMAS