5 julho 2022 10:25
5 julho 2022 10:25

Após mudança, Hospital da Criança terá 20 leitos de UTI pediátrica no Into-AC

Por Agência do Acre

- Publicidade -

Os 63 pacientes pediátricos que estavam internados no Hospital da Criança, em Rio Branco, estão aos poucos sendo transferidos para as instalações do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-Ac). A mudança começou na manhã deste sábado, 11, com a transferência dos primeiros pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e deve permanecer durante todo o final de semana, até que todos estejam devidamente acomodados.

As primeiras crianças foram transferidas na manhã deste sábado, 11. Foto: José Caminha/Secom

Apesar da transferência, a unidade não funcionará como referência para atendimento dos casos de síndromes respiratórias, o fluxo de atendimento do Hospital da Criança (HC), segue normalmente, atendendo todos os tipos de pacientes pediátricos que forem encaminhados a unidade. A principal porta de entrada ainda será às Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e Pronto-Socorro, em casos de urgência e emergência.

“A mudança já estava na nossa programação. Aguardávamos apenas a notícia do cancelamento da resolução de tombamento para dar início aos trabalhos de reforma e ela chegou na última quinta-feira, 9, em boa hora. Dado o momento de crise que vem afetando principalmente crianças menores de 5 anos, a mudança permitirá a ampliação de leitos, incluindo as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos de enfermaria”, destacou Paula Mariano, secretária de Estado de Saúde do Acre.

O novo espaço permitirá a ampliação dos leitos. Foto: José Caminha/Secom

Como já antecipado pela secretária, as Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que nas antigas instalações eram nove, passarão a ser 20. Os leitos de enfermaria pediátrica que antes eram 48, poderão ser ampliados para 80 e a ala de semi-intensiva, que antes eram quatro vagas, também serão ampliadas conforme a necessidade.

Sobre os casos de síndromes respiratórias em crianças, de janeiro até a presente data, foram notificados 165 casos com necessidade de internação no Pronto-Socorro da Capital. Os índices começaram a subir a partir do mês de abril, quando começaram as mudanças de temperatura em todo o estado.

Atualmente, o Pronto-Socorro conta com 20 leitos pediátricos, sendo eles distribuídos entre quatro leitos de semi-intensiva, dois de emergência e o restante de leitos de observação. Neste sábado, 11, havia 16 crianças internadas, nenhuma na emergência ou semi-intensiva. Também não foram registrados novos óbitos

Galeria de Imagens:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 146.795 outros assinantes

ÚLTIMAS