13 agosto 2022 3:51
13 agosto 2022 3:51

Em revanche, Liverpool e Real Madrid decidem o título da Liga dos Campeões

Saiba os principais detalhes da final do grande torneio de clubes do futebol europeu, que ocorre neste sábado (28), às 16h.

Por Redação Ecos da notícia

- Publicidade -

Liverpool e Real Madrid se enfrentarão neste sábado (28) pela grande final da Liga dos Campeões, no Stade de France, em Paris.

Donos de 19 títulos do torneio (13 do Real Madrid e 6 do Liverpool), as duas equipes já levantaram troféus na temporada 2021-22, e prometem uma final empolgante. Recentemente, os clubes decidiram o torneio, em 2017-18, vencido pelos Merengues, por 3 a 1.

Grandes estrelas do futebol mundial estarão presentes na partida, como Alisson, Van Dijk, Alexander-Arnold, Sadio Mané, Mohamed Salah, Thibaut Courtois, Luka Modric, Casemiro, Karim Benzema e Vinícius Jr.

CNN separou os principais destaques do confronto. A bola começa a rolar às 16h, no horário de Brasília.

Como vem o Liverpool

Hexacampeão da Champions, o Liverpool vem retomando o protagonismo europeu desde a chegada do técnico alemão Jürgen Klopp, na temporada 2015-16. Os bons resultados culminaram com a conquista da Liga dos Campeões em 2018-19, com vitória de 2 a 0 sobre o Tottenham.

Em 2021-22, os Reds compartilharam o protagonismo no cenário inglês com o Manchester City. No campeonato nacional, terminou como vice-campeão com 92 pontos, um a menos do que o City.

Já nas copas, o Liverpool conquistou ambas sobre o Chelsea. Levantou o troféu da Copa da Inglaterra após empate por 0 a 0 e triunfo de 6 a 5 nos pênaltis. Na Copa da Liga Inglesa, voltou a empatar com os Blues por 0 a 0, e se sagrou campeão com um 11 a 10 nas penalidades máximas.

No mata-mata da Liga dos Campeões, o Liverpool eliminou a Internazionale de Milão nas oitavas de final (2 a 1 no agregado), passou pelo Benfica nas quartas (6 a 4 no agregado) e o Villarreal na semifinal (5 a 2 no agregado).

Dentre os principais destaques da equipe estão o goleiro brasileiro Alisson, o zagueiro holandês Virgil Van Dijk, o lateral inglês Trent Alexander Arnold, o atacante senegalês Sadio Mané e o atacante egípcio Mohamed Salah.

Como vem o Real Madrid

Maior campeão da Champions, com 13 conquistas, o Real Madrid vai para sua primeira final desde a saída de Cristiano Ronaldo do clube.

Na atual temporada, os Merengues foram campeões espanhóis, terminando o campeonato 13 pontos à frente do Barcelona. O clube também levantou o título da Supercopa da Espanha, vencendo na final o Athletic Bilbao, por 2 a 0.

No mata-mata da Champions, eliminou o Paris Saint-Germain nas oitavas (3 a 2 no agregado), o Chelsea nas quartas (5 a 4 no agregado), e o Manchester City nas semifinais (6 a 5 no agregado).

A equipe comandada pelo italiano Carlo Ancelotti tem como principais jogadores o goleiro belga Thibaut Courtois, o volante croata Luka Modric, o volante brasileiro Casemiro, o atacante francês Karim Benzema e o atacante brasileiro Vinícius Jr.

O palco da final

O tradicional Stade de France foi construído para a Copa do Mundo de 1998, e recebeu nove jogos do torneio.

Apesar da capacidade de aproximadamente 80 mil pessoas, o estádio não vem sendo muito utilizado pelos clubes franceses. Na temporada 2021-22, este será apenas o segundo jogo no Stade de France. O primeiro foi a final da Copa da França, onde o Nantes venceu o Nice por 1 a 0.

Apesar do pouco uso, o estádio já recebeu partidas históricas. Foi palco da final da Copa de 1998, na vitória da seleção francesa sobre o Brasil, por 3 a 0, além de ter sediado a decisão da Eurocopa de 2016, quando Portugal bateu os donos da casa por 1 a 0.

Duelo de Brasileiros

O que chama a atenção na final desta Champions é a forte presença de brasileiros nas duas equipes, com oito atletas ao todo, com boa parte deles tendo chance de representarem a seleção na Copa do Mundo do Catar, a ser disputada no final do ano.

Alisson, Fabinho e Roberto Firmino jogam no Liverpool, enquanto Éder Militão, Marcelo, Casemiro, Vinícius Jr e Rodrygo estão no Real Madrid.

Definição do melhor do mundo?

O prêmio de melhor do mundo é um dos mais importantes do cenário do futebol, e o título da Champions League tem um peso significativo no atleta a ser escolhido. No jogo deste sábado, Karim Benzema e Mohamed Salah farão um duelo a parte de dois jogadores que podem ser escolhidos como melhor do mundo nesta temporada.

O francês Benzema assumiu o protagonismo do Real Madrid desde a saída de Cristiano Ronaldo, e é hoje um dos melhores centroavantes do mundo. Na temporada atual, anotou 44 gols em 45 jogos, e é isolado o artilheiro da Liga dos Campeões, com 15 gols.

Do outro lado do confronto, o atacante egípcio Mohamed Salah, que já ficou duas vezes na terceira posição na eleição de melhor do mundo (2018 e 2021), realizou 50 jogos na temporada, marcando 31 gols, sendo 8 na atual edição da Champions.

Duelo de Técnicos

Jürgen Klopp e Carlo Ancelotti decidirão a final da Liga dos Campeões

Outro duelo marcante desta final é o de treinadores entre Carlo Ancelotti e Jürgen Klopp.

Com carreira meteórica, Klopp surgiu em 2001-02 no Mainz 05, e chegou ao Borussia Dortmund em 2008-09, onde fez história ao longo de 7 temporadas. Com os aurinegros, foi bicampeão alemão, e levou a equipe à final da Champions League em 2012-13, quando perdeu a final para o Bayern de Munique. Foi para o Liverpool em 2015-16, e já conquistou uma vez a Liga dos Campeões, o Mundial de Clubes e a Premier League.

O veterano Carlo Ancelotti iniciou sua carreira como auxiliar técnico da Itália, no início dos anos 1990. Despontou na carreira de treinador em 1996-97 com o Parma, e de lá para cá já comandou grandes equipes do futebol mundial, como Juventus, Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Bayern de Munique, Napoli, Everton e o Real Madrid. Somando duas passagens com os Merengues, foi campeão Mundial e da Champions em 2013-14, e venceu o título do Campeonato Espanhol em 2021-22.

Ficha Técnica

Liverpool x Real Madrid

Liverpool x Real Madrid

Local: Stade de France, Paris

Data: 28/05/2022, às 16h, horário de Brasília

Arbitragem: Clément Turpin (FRA); Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA)

Provável escalação do Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Van Dijk, Konaté, Robertson; Fabinho, Henderson e Thiago Alcântara (Keitá); Mané, Salah e Luis Diaz

Provável escalação do Real Madrid: Courtois; Carvajal, Éder Militão, Alaba e Mendy; Casemiro, Modric e Kross; Vinícius Jr, Rodrygo (Valverde) e Benzema.

Fonte/ CNN BRASIL

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS