15 agosto 2022 2:21
15 agosto 2022 2:21

Educação realiza formação continuada em relações etnorraciais

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio da Divisão de Educação em Direitos Humanos e Diversidade, reuniu coordenadores pedagógicos e gestores de escolas de Rio Branco para realizar uma formação continuada em relações etnorraciais.

De acordo com a chefe da divisão, Irizane Vieira, a oferta da formação aos coordenadores está baseada nas leis 10.639, de 2003, e 11.645, de 2008, que modificaram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de número 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Essas duas leis determinam a inserção, no currículo escolar, de conteúdos relacionados à história da África, às tradições e cultura dos negros africanos e, no caso da lei 11.645, a inserção também de conteúdos relacionados ao ensino da história e das tradições dos povos indígenas.

Formação foi direcionada para gestores e coordenadores pedagógicos. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Para que essa implementação seja efetivada no ambiente escolar, é preciso que os profissionais entendam sua importância e criem uma ambiência racial dentro da escola, para que essa cultura seja tratada de forma positiva, para além da escravidão e da colonização”, afirmou Irizane.

Ela explica que os coordenadores pedagógicos serão os multiplicadores desses conteúdos, nas escolas, para os professores. Além disso, está sendo montado um calendário para que a mesma formação continuada seja levada aos profissionais dos municípios do interior, inclusive os chefes de núcleo.

Fonte: Agência Acre
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS