10 maio 2022 7:38
10 maio 2022 7:38

Contribuinte do AC reclama de dificuldade para conseguir atendimento na Receita Federal

Policial civil buscou atendimento no órgão federal após às 11h desta terça-feira (10) e disse que não conseguiu entrar.

Por G1 Ac

Um policial civil ficou revoltado ao buscar atendimento na Receita Federal no Acre, em Rio Branco, nesta terça-feira (10), e não conseguir. Segundo o contribuinte, o atendimento ao público é feito das 8h às 11h com distribuição de senha.

Ele disse que chegou por volta das 11h26 e o portão do órgão estava fechado. No portão havia um cartaz indicando o horário de atendimento. O policial pediu para não ter o nome divulgado.

“A gente chega lá e não dão nem satisfação. Passam o cadeado no portão, fecham a porta de vidro e pode gritar que ninguém vai atender”, lamentou.

O servidor público disse que ligou no Ministério Público Federal (MPF-AC) e fez uma denúncia. “Fiz uma reclamação que estão atendendo só três horas e com distribuição de ficha. Se não receber uma ficha, não vai ser atendido, só no outro dia. Tem que chegar cedo e pegar senha. É igual posto de saúde”, criticou.

Em nota, a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Rio Branco (DRF Rio Branco) confirmou que a distribuição de senha é feita das 8h às 11h, mas que o atendimento segue até o meio-dia para quem já pegou a senha. A restrição ocorre para respeitar ‘em razão da limitação operacional da capacidade de atendimento ocasionada pelo reduzido quadro de servidores’.

Nota na íntegra da Receita Federal:

A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Rio Branco (DRF Rio Branco) vem esclarecer ao público interessado que o horário de distribuição de senhas para atendimento presencial no CAC em Rio Branco ocorre no horário das 08h às 11h. O atendimento ocorre no horário das 08h às 12h ou, após esse horário, caso ainda haja senha pendente de atendimento. Essa restrição é necessária em razão da limitação operacional da capacidade de atendimento ocasionada pelo reduzido quadro de servidores.

O CAC da DRF Rio Branco conta atualmente com 6 servidores para o atendimento presencial no período da manhã e, no período da tarde, o tempo desses servidores é dedicado ao atendimento da caixa corporativa (serviços demandados pela internet de contribuintes de toda a região norte).

Registre-se que a Receita Federal em Rio Branco e as unidades do interior, mesmo diante das restrições ocasionadas pela Covid-19, permaneceram abertas durante toda a pandemia e que prestaram mais de vinte mil atendimentos presenciais na capital em 2021. Em 2022 o número de atendimentos presenciais já ultrapassa seis mil.

Destaque-se que o crescimento populacional, o aumento do número de empresas, a ausência de concursos públicos há mais de oito anos e a ocorrência de número elevado de aposentadorias provocam reflexos diretos na capacidade operacional do atendimento ao público.

Como forma de evitar que haja deslocamento desnecessário, a Receita Federal informaque grande parte dos serviços oferecidos podem ser realizados sem sair de casa, diretamente no site da Receita Federal ou no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC), inclusive o agendamento do atendimento presencial para os casos onde não seja possível o atendimento virtual.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 146.170 outros assinantes

ÚLTIMAS