27 maio 2022 11:05
27 maio 2022 11:05

Em Rio Branco, Cecon suspende exames de mamografia para instalação de novo equipamento

Suspensão ocorre de 27 de abril a 15 de maio, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Por G1 Ac

Os exames de mamografia estão suspensos no Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) de 27 de abril até 15 de maio. O motivo, de acordo com a Secretaria estadual de Saúde do Acre (Sesacre), é devido à instalação de um novo equipamento.

O novo equipamento que vai ser instalado é totalmente digital e dispensa o uso de produtos químicos para a revelação das imagens, que também vão ter maior qualidade.

Em 2021, o Cecon realizou cerca de 2.800 mamografias, e com o novo aparelho, poderá ser feita a ampliação no número diários de atendimento, que passam a ser 40.

Exame a partir dos 40 anos

O exame de mamografia é recomendado para ser feito em mulheres a partir de 40 anos segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. Ele serve para a detecção precoce de lesões do câncer de mama.

O agendamento da mamografia pode ser realizado em qualquer unidade básica de saúde após preenchimento da requisição pelo profissional de saúde e o resultado é entregue 30 dias após o exame, que é rápido e pouco invasivo.

Resultados de mamografias disponíveis

Dos exames de mamografia feitos desde 2019 no Cecon, em Rio Branco, 1.489 ainda aguardam para serem retirados pelas mulheres. O número foi repassado ao g1 nesta quarta-feira (27) pela gerência da unidade, que alertou para importância do exame na prevenção do câncer de mama.

A gerente, Carina Hechenberger, afirma que, em alguns casos, os exames apresentam alteração e precisam ser avaliados pelo médico especialista, mas o contato deixado pela paciente, muitas vezes não é válido.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 146.277 outros assinantes

ÚLTIMAS