23 maio 2022 11:41
23 maio 2022 11:41

Mais de 30% dos moradores do Norte pensam em mudar de casa nos próximos dois anos, aponta pesquisa

Principal motivo apontando pelos entrevistados foi a localização/insatisfação com o local atual.

Por G1 Ac

Uma pesquisa do Censo QuintoAndar de Moradia, em parceria com o Instituto Datafolha, aponta que 34% dos moradores da região Norte consideram mudar de casa nos próximos dois anos. Entre os motivos apresentados pelos entrevistados estão a insatisfação com o local atual (30%), projetos pessoais (28%) e as características do imóvel (16%).

O estudo aponta ainda que 35% dos moradores têm a intenção de mudar de bairro, principalmente, por causa da qualidade dos serviços prestados. A nota média de satisfação com o bairro foi de 7,1, a menor entre as cinco regiões do país.

O gerente de dados do QuintoAndar, Thiago Reis, pontua que muitos elementos pesam na hora escolher onde morar hoje em dia. “O morador da região Norte se preocupa muito com áreas verdes, segurança e zeladoria, mas avalia muito mal a oferta disso no bairro onde vive. A nota média para os serviços oferecidos foi de 6,3”, acrescenta.

Ao mesmo tempo que a população do Norte é que mais sonha com a casa própria, também quer qualidade de vida. “O Censo mostra, primeiro, que as pessoas passaram a ressignificar muito a questão da moradia. Tem um dado muito interessante que 93% dos moradores da região Norte colocam a casa própria como um sonho, é o maior percentual do país, mas as pessoas também querem mudança. Um em cada três moradores do Norte planeja se mudar”, diz.

Serviços que receberam as notas mais baixas:

  • shopping centers (3,9);
  • atividades de cultura e lazer (4,1);
  • áreas para a prática de esportes e coleta do lixo reciclável (ambos com 5,5);
  • opções de transporte coletivo (5,7);
  • ruas asfaltadas (5,8);
  • calçadas conservadas (5,9);
  • segurança (6,3);
  • opções de lazer e áreas verdes (ambos com 6,4).

Para a pesquisa, o Censo fez 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste).

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 146.225 outros assinantes

ÚLTIMAS