22 maio 2022 3:05
22 maio 2022 3:05

Após 60 dias de vacinação, Acre alcançou apenas 24% do público alvo de crianças de 5 a 11 anos

Pouco mais de 28,7 mil crianças foram levadas até as unidades de saúde do estado para receber primeira dose da vacina e outras 723 a segunda. Meta é vacinar 120 mil pessoas desta faixa etária em todo Acre.

Por G1 Ac

Depois de 60 dias do início da vacinação contra Covid-19 estar disponível para crianças com idade de 5 a 11 anos no Acre, apenas 24% deste público foi vacinado no estado, conforme dados do Programa Nacional de Imunização do Estado (PNI).

A vacinação pediátrica iniciou no Acre no dia 17 de janeiro. Até esta terça-feira (22), pouco mais de 28,7 mil crianças foram levadas até as unidades de saúde do estado para receber a primeira dose da vacina e outras 723 a segunda. A meta é vacinar 120 mil pessoas desta faixa etária em todo o Acre.

Meta em Rio Branco

A capital acreana, Rio Branco, tem como meta imunizar cerca de 49 mil crianças, porém, até esta terça, pouco mais de 13 mil foram até as unidades de saúde, o que corresponde a 26% do esperado. Um número bem abaixo da média esperada.

A coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Socorro Martins, alerta sobre a importância da imunização do público de crianças e pede para que os pais levem os filhos para vacinar.

“Já temos dois meses de vacinação e estamos no período de segunda dose, mas a procura foi baixa. A segunda dose está disponível para aquelas pessoas que estão com 60 dias de prazo da primeira para a segunda dose”, pontuou.

Socorro explicou ainda que durante esse período as vacinas ficaram nas unidades, foram feitos mutirões, dia D, disponibilizaram também o imunizante aos sábados e mesmo assim a adesão tem sido baixa.

“Preocupa muito porque estamos em um período onde os casos estão diminuindo e temos que fazer o inverso, aumentar a cobertura vacinal, precisamos estar nessa pegada de aumentar a cobertura para que os casos não voltem a crescer, principalmente essa população de 5 a 11 anos. Precisamos atualizar essa cobertura uma vez que nos adultos temos uma cobertura bem melhor”, acrescentou.

A vacinação começou de forma regressiva em Rio Branco, primeiro pelas crianças de 11 anos, depois de 10, mas, com a baixa procura pelo imunizante, a Semsa decidiu liberar o dia 24 de janeiro as doses da vacina para todas as crianças de 5 a 11 anos. A ideia é incentivar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para vacinação. Atualmente a capital aplica doses de Pfizer e de Coronavac em crianças.

Pontos de vacinação na capital de crianças

A 1ª dose em crianças de 5 a 11 anos é aplicada em seis unidades e o atendimento ocorre das 8h às 12h e das 14h às 16h.

  • USF Gentil Perdomo da Rocha – Bairro Esperança
  • USF Dr. Mário Maia – bairro Cidade Nova;
  • USF Maria Áurea Vilela Santos – bairro Cadeia Velha;
  • USF Vitória – bairro Vitória;
  • USF Platilde Oliveira II – bairro Tancredo Neves.

Regras para vacinação

  • As crianças precisam estar acompanhadas do pai ou da mãe ou de outro responsável legal na hora da imunização.
  • A 2ª dose deve ser aplicada após dois meses da aplicação da primeira dose.
  • A vacina contra a Covid-19 não pode ser administrada no mesmo período de outras vacinas do calendário de imunização infantil. O intervalo é de 15 dias.
  • Crianças que tiveram Covid-19 devem aguardar 30 dias para receber a vacina.
  • Aquelas que estão com sintomas gripais devem esperar passar os sintomas para poderem ser imunizadas.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 146.232 outros assinantes

ÚLTIMAS