3 julho 2022 9:37
3 julho 2022 9:37

Ser bondoso faz bem (também) para a saúde

Estudos apontam que espalhar bondade pode melhorar a saúde e a felicidade

Por CNN Brasil

- Publicidade -

O dia 17 de fevereiro é marcado nos Estados Unidos como o Dia dos Atos Aleatórios de Bondade (Random Acts of Kindness Day). Em 2022, a data cai durante uma pandemia pelo segundo ano consecutivo, mas a essência por trás dela sugere que você considere ser gentil todos os dias.

Eles querem que você seja um “RAKtivista” ou um “ativista de atos aleatórios de bondade”.

Aqui está o porquê: espalhar bondade não apenas ajuda os outros a se sentirem melhor consigo mesmos – também pode melhorar a saúde e a felicidade de quem realiza a ação, de acordo com a pesquisa. É uma vitória de todos; entenda os motivos:

Um ‘barato do ajudante’

Colocar o bem-estar dos outros antes do nosso sem esperar nada em troca – ou o que é chamado de altruísmo – estimula os centros de recompensa do cérebro, mostram estudos. Esses compostos químicos do bem-estar inundam nosso organismo, produzindo uma espécie de “barato do ajudante”. O voluntariado, por exemplo, demonstrou minimizar o estresse e melhorar a depressão.

Isso não é tudo: a mesma atividade também pode reduzir o risco de comprometimento cognitivo e até nos ajudar a viver mais.

Uma razão para isso, dizem os especialistas, é porque a gentileza contribui para nosso senso de comunidade e pertencimento. E isso, segundo estudos, é um dos principais que levam a uma vida mais longa e saudável.

Pressão arterial mais baixa

Realizar doações a outras pessoas, ou “gastos pró-sociais”, demonstrou reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde do coração. Um estudo pediu a um grupo de hipertensos que gastasse US$ 40 consigo mesmos, enquanto outro grupo de pessoas com pressão alta foi orientado a gastar o dinheiro com os outros.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que gastaram dinheiro com outros apresentaram pressão arterial mais baixa no final do estudo de seis semanas. Na verdade, os benefícios foram tão grandes quanto os de uma dieta saudável e exercícios.

Redução da dor

A doação parece diminuir nossa dor. Um estudo recente apontou que as pessoas que disseram que doariam dinheiro para ajudar órfãos eram menos sensíveis a um choque elétrico do que aquelas que se recusavam a doar. Além disso, quanto mais úteis as pessoas pensavam que sua doação seria, menos dor elas sentiam.

Como isso pôde acontecer? O estudo mostrou que as regiões do cérebro que reagem à estimulação dolorosa parecem ser instantaneamente desativadas pela experiência de doar.

Felicidade

No Reino Unido, pesquisadores descobriram que ser gentil pode aumentar a felicidade em apenas três dias. O estudo dividiu as pessoas em três grupos: o primeiro grupo tinha que fazer um ato de bondade todos os dias; o segundo grupo experimentou uma nova atividade, e o terceiro grupo não fez nada. Os grupos que foram gentis e fizeram coisas novas viram um aumento significativo na felicidade.

Você sentirá uma alegria ainda maior se for criativo em seus atos de bondade. Os pesquisadores da felicidade Sonja Lyubomirsky e Kennon Sheldon descobriram que as pessoas que fizeram uma variedade de atos de bondade ao longo da semana mostraram maiores aumentos na felicidade do que aquelas que realizaram a mesma atividade repetidamente.

E aqui está a boa notícia: parece que atos de bondade podem ser anônimos ou não, espontâneos ou planejados, e podem ser tão simples quanto fazer um elogio ou abrir a porta para alguém.

Sugestões de gentileza

Certo, considerando que você está convencido e quer se tornar uma pessoa mais gentil e prestativa, existem literalmente centenas de ideias na internet. Aqui estão algumas para você começar:

  • Ao dirigir, abra espaço para o carro que quer entrar na sua faixa
  • Faça um elogio genuíno a um familiar, amigo ou colega (via texto, e-mail ou bate-papo por vídeo, por favor)
  • Faça o mesmo pelo seu chefe – eles provavelmente nunca recebem elogios!
  • Deixe de lado o rancor e diga a essa pessoa que você a perdoa (a menos que dizer a ela piore as coisas)
  • Esteja presente para um amigo que está passando por um momento difícil. Não tente corrigi-lo; apenas ouça
  • Deixe uma nota de agradecimento ao carteiro
  • Dê uma boa gorjeta ao seu entregador

Mas estou tão cansado

Isso é mais do que justo. Muitas pessoas estão sobrecarregadas ou perderam seus empregos durante a pandemia e estão preocupadas com seus filhos e parentes idosos. Considere ser gentil consigo mesmo (o que quer que isso signifique) no meio desse caos. Todos nós precisamos de uma pausa.

Leia notícias sobre qualidade do sono na CNN. Quer mais ideias? A Random Acts of Kindness Foundation também tem listas em inglês de ideias de gentileza, organizadas por trabalho, comunidade, meio ambiente, animais, desconhecidos, crianças, idosos e muito mais.

“Você está tornando o mundo um lugar melhor”, dizem eles. Mas não se esqueça – qualquer gentileza que você oferecer aos outros também é um presente para si mesmo.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 146.749 outros assinantes

ÚLTIMAS