5 julho 2022 11:30
5 julho 2022 11:30

Policiais Militares do Acre recebem palestra sobre Policiamento Comunitário

Por Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

Uma guarnição em patrulhamento para a viatura, desce e joga bola com pessoas da comunidade. Cenas como esta são rotineiras na atuação da Polícia Militar do Acre (PMAC) em todo o estado e ganham cada vez mais as redes sociais. Com o intuito de aprimorar esse trabalho preventivo, militares da corporação receberam nesta quarta-feira, 23, uma palestra sobre Policiamento Comunitário.

Com o auditório do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) lotado, olhos atentos e compenetrados, canetas em mão anotando as informações, 73 militares (56 oficiais e 17 praças) foram contemplados com a palestra sobre o tema “Reflexões dialógicas sobre Polícia Comunitária. Estiveram presentes no evento, profissionais de alto comando da instituição e policiais da Coordenaria de Policiamento Comunitária da corporação.

O palestrante Sebastião Carlos Rodrigues da Silva, tenente-coronel da Polícia Militar do Mato Grosso (PMMT) é Bacharel em Segurança Pública, mestre em Sociologia, especialista em Políticas de Segurança Pública e Diretos Humanos e Gestão em Segurança Pública, além de ser autor do livro “Polícia Comunitária em Mato Grosso: tensão entre Estado e Sociedade.

O tenente-coronel Carlos destacou a importância do evento para as corporações militares estaduais. “A Polícia Comunitária é a essência, o verdadeiro papel de Polícia, de preservação da ordem pública, que é a atividade e filosofia organizacional que prevê a parceria da Polícia Militar com a sociedade civil organizada, para que juntos possam resolver os problemas que a Polícia sozinha não consegue”.

O oficial ainda destacou o papel significativo do diálogo entre as forças de Segurança Pública. “Aqui posso compartilhar e dialogar com os profissionais do Acre, a experiência e a expertise do que nós estamos vivenciando no Mato Grosso. Com uma evolução bastante produtiva da sociedade, através do Conselho de Segurança, que acaba entrando de vez na seara da Segurança Pública, para discutir e fomentar as políticas públicas”, concluiu o militar.

O subcomandante-geral da PMAC, coronel Luciano Fonseca, destacou que o Seminário faz parte do Plano Estratégico da corporação. “Estamos aqui cumprindo mais uma etapa do nosso plano estratégico, que é a implantação da filosofia de Polícia Comunitária nos nossos cursos de formação e para nossos oficiais, que são nossos gestores. É uma fase importante e significativa do plano, pois traz a experiência de outras Polícias, sensibilizando e compartilhando boas práticas, que servem de exemplo para que possamos avançar nesta fase de implantação”, enfatizou o coronel.

Galeria de Imagens:

Fonte:Assessoria de Comunicação da PMAC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 146.793 outros assinantes

ÚLTIMAS