17 agosto 2022 11:01
17 agosto 2022 11:01

Maternidade bate recorde em 2021 com mais de 3 mil partos realizados

"Isso mostra que a Maternidade vem trazendo um serviço muito importante junto à comunidade de Cruzeiro do Sul e do Vale do Juruá", disse o gerente de Assistência da Saúde.

Por Juruá Online

- Publicidade -

Com o início de 2022, a Maternidade de Cruzeiro do Sul fez um balanço e também o comparativo dos dados de pessoas, crianças e partos que passaram pela maternidade.

Em entrevista à TV e Rádio Juruá, o gerente de Assistência da Saúde da Maternidade de Cruzeiro do Sul destaca o número recorde de partos no ano de 2021.

“A unidade, no ano de 2021, bateu recorde no número de partos. Foram realizados 3.177 partos. Foi o ano de existência da Maternidade. Lembrando que, em Agosto de 2021, completamos 10 anos de existência, e em 02 de dezembro tivemos a felicidade de alcançar a marca de 30 mil cesárias realizadas”, comemorou Fernando Rossi, gerente de Assistência da Saúde.

Isso mostra que a Maternidade vem trazendo um serviço muito importante junto à comunidade de Cruzeiro do Sul e do Vale do Juruá.

Com a chegada da pandemia, os números de partos aumentou bastante e também as cesárias. “A pandemia fez com que todos os serviços de saúde de nível primário, secundário e terciário fossem voltados basicamente para atenção à pandemia. De certa forma, não é que fez com que as outras necessidades de saúde fossem esquecidas ou deixadas de lado, houve uma priorização do que é mais urgente. Nesses dois anos, com o confinamento houve então um aumento na faixa de natalidade. É um fator claro o crescimento do ano de 2021 à 2022 de 12% na maternidade”, explicou.

O Ministério da Saúde preconiza o parto humanizado, onde a pessoa tem toda a oportunidade de fazer aquilo de maneira natural. Porém, o número de cesárias (um procedimento de emergência) subiu. Muitas mulheres chegam desesperadas, principalmente as primigestas querendo Cesária, mas não é assim, pois é uma emergência. Existem muitas cesárias porque o fator pandemia interferiu muito nos pré-natais.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS