5 julho 2022 3:51
5 julho 2022 3:51

Crianças indígenas de 5 a 11 anos já começaram a ser vacinadas contra a Covid-19 em aldeias no Acre

Dsei Alto Rio Juruá iniciou imunização nesta quinta (17) com as crianças Katukinas, em Cruzeiro do Sul. Já o Dsei Alto Rio Purus vacinou a primeira criança no dia 31 de janeiro na aldeia São Paulino, em Sena Madureira.

Por G1 Ac

- Publicidade -

As crianças indígenas de 5 a 11 anos já começaram a tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O Distrito Sanitário Especial Alto Rio Juruá começou a imunização nesta quinta-feira (17) na aldeia Katukina, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre.

No estado, mais de 6,4 mil crianças indígenas devem tomar a vacina, conforme dados dos Dseis Alto Rio Purus e Alto Rio Juruá.

A coordenação do Dsei Alto Rio Juruá informou que a distribuição da vacina pediátrica aos polos base iniciou nessa quarta (16) e o atendimento ao público infantil nesta quinta. Na região, a previsão é de vacinar 3.912 crianças indígenas.

“Nos outros territórios estão entrando em área agora. Só os Katukinas que conseguimos começar hoje. Amanhã [sexta,18] começam a vacinar os Puyanawas”, disse a coordenadora do distrito, Iglê Monte.

No final de janeiro, a coordenação dos dois distritos chegou a informar que a imunização do público infantil começaria no início de fevereiro.

Dsei Alto Rio Purus

As equipes do Dsei Alto Rio Purus começaram a vacinar o público infantil na Aldeia São Paulino, terra indígena dos Jaminawas, em Sena Madureira, no interior do estado, no dia 31 de janeiro. Além da cidade acreana, foram imunizadas na mesma data crianças de áreas indígenas em Extrema (RO) e Boca do Acre (AM).

Nesta quinta (17), a imunização é feita nas aldeias de Assis Brasil. As doses para as equipes de Pauini (AM) chegam nesta sexta (18). Já Santa Rosa do Purus, uma das cidades isoladas do Acre, deve ser atendida apenas no próximo envio de imunizantes.

O distrito é responsável pelo atendimento dos grupos indígenas das etnias Apurinã, Jamamadi, Jaminawa, Kaxarari, Kaxinawá, Kulina e Manchineri, divididos em sete municípios, sendo quatro do Acre, dois do Amazonas e um de Rondônia.

A coordenadora Carla Mioto informou que deve divulgar uma parcial de crianças atendidas apenas na próxima semana. O Dsei Alto Rio Purus vai vacinar 2.531 crianças indígenas.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 146.791 outros assinantes

ÚLTIMAS