1 julho 2022 12:39
1 julho 2022 12:39

CNH Social: Começam as inscrições para o programa no Acre nesta terça-feira (15)

São mais de duas mil vagas para o estado. Pessoas com mais de 18 anos, que saibam ler e escrever, cadastrada como titular ou dependente do CadÚnico, há pelo menos 6 meses, ser residente do estado do Acre e possuir CPF

Por da Redação Ecos da Notícia

- Publicidade -

Começou, nesta terça-feira (15), as inscrições para o programa CNH Social, que vai oferecer 2.001 vagas para a população de baixa renda obter a primeira habilitação, mudar ou adicionar categoria gratuitamente. Os interessados têm até 6 de março para fazer a inscrição.

Depois de sancionar a lei que implanta o programa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social no Acre, o governador do estado, Gladson Cameli, assinou decreto no dia 24 de janeiro estabelecendo o número de vagas que deve ser preenchido para que as pessoas possam fazer a retirada do documento de forma gratuita.

As inscrições podem ser feitas por meio de site na internet. O edital pode ser conferido a partir da página 37 do Diário Oficial do estado desta terça.

O Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, o CNH Social, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 23 de dezembro do ano passado e agora foi regulamentada. Quem vai coordená-lo é o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), com apoio da Secretaria de Assistência Social.

O benefício é dado em três modalidades:

 

  • CNH estudantil;
  • CNH Rural;
  • CNH Urbana

 

Quem pode participar

 

Pessoas com mais de 18 anos, que saibam ler e escrever, cadastrada como titular ou dependente do CadÚnico, há pelo menos 6 meses, ser residente do estado do Acre e possuir CPF.

Para a modalidade de CNH Estudantil, é necessário ter entre 18 e 25 anos, e cursado integralmente o ensino médio em escola pública do estado do Acre.

Como se inscrever

 

  • Entrar no site
  • Informar os dados pessoais de acordo com a modalidade da CNH escolhida, aceitar o termo de responsabilidade.
  • As informações fornecidas no ato da inscrição são de responsabilidade do candidato, portanto, qualquer informação incorreta implica na desclassificação.

 

O programa prevê gratuidade da habilitação a estudantes com idade entre 18 e 25 anos, que cursaram e concluíram o ensino médio na rede pública de ensino e moradores das zonas urbana e rural inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Serão reservados 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Serão oferecidos ainda o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três repetições de testes gratuitos por meio de parcerias com os centros de formação de condutores.

R$ 3 milhões investidos

 

Para conceder a gratuidade, o Detran fica autorizado a celebrar convênios ou outros ajustes com centros de formação de condutores, clínicas médicas e psicológicas e instituições de ensino, assim como com órgãos das administrações públicas municipal, estadual e federal, organizações não governamentais, empresas privadas responsáveis por qualquer etapa necessária para o atendimento do programa.

Além disso, a autarquia vai poder utilizar recursos orçamentários próprios, de outras fontes ou de convênios específicos, para possibilitar a execução do programa. O estado, por intermédio do Detran, será responsável pelo pagamento das despesas relativas aos cursos teórico-técnicos e de prática de direção, e dos exames médicos e psicológicos realizados pelas clínicas credenciadas.

A presidente do Detran, Taynara Martins, disse que estão sendo investidos R$ 3 milhões em recursos próprios.

“É uma CNH totalmente gratuita. As pessoas que serão selecionadas neste programa terão 100% de gratuidade. São recursos próprios do Detran que são arrecadados na renovação de habilitação, no licenciamento do seu veículo e é esse dinheiro que vai ser investido”.

A presidente destacou ainda que quem tiver dificuldades para acessar o site pode ir nas sedes do Detran e, no caso de interior, Ciretran.

Fonte: G1AC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 146.747 outros assinantes

ÚLTIMAS