22 maio 2022 2:38
22 maio 2022 2:38

Unidades de saúde de Rio Branco estão sem testes para Covid-19, anuncia secretária

Por Da Redação Ecos da Notícia

Os testes rápidos para detectar a Covid-19 acabaram nas unidades de saúde de Rio Branco, segundo informou a secretária Sheila Andrade, em comunicado divulgado nessa quinta-feira (27) nas redes sociais.

A gestora afirmou que, a partir desta sexta (28), as unidades da atenção básica da capital contam somente com médicos para atender a população.

“Infelizmente, a partir desta sexta-feira [28] não teremos mais teste rápido para Covid em nenhuma das unidades. A atenção básica vai atender com médico e especificamente teremos as duas unidades de referência, Maria Barroso e Cláudia Vitorino, que vão atender a população de 7h às 20h”, disse Sheila.

Ainda no comunicado, a secretária afirma que o prefeito de Rio Branco já solicitou o envio de mais testes para atender a população e a previsão é que o Ministério da Saúde mande mais unidades na próxima segunda-feira (31).

Caso os testes cheguem como previsto, a partir de terça (1), as unidades de saúde da capital voltam a disponibilizar a testagem para Covid.

Em cinco dias de drive-thru montado no Estádio Arena da Floresta, no Segundo Distrito de Rio Branco, a Secretaria Municipal de Saúde fez mais de 5 mil testes, sendo que 2.652 tiveram resultado positivo para a Covid-19.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) informou que atualmente possui 4 mil testes RT-PCR e 8 mil testes rápidos em estoque. Cerca de 2 mil testes estão distribuídos nas unidades estaduais.

Em nota, a secretaria afirmou que aguarda a chegada de 60 mil testes do Ministério da Saúde e aproximadamente 10 mil testes rápidos de antígeno foram disponibilizados entre dezembro e janeiro para todos municípios acreanos.

Terceira onda

O Acre registra, nos 27 dias de janeiro, 8.450 casos novos da doença, conforme dados do boletim diário divulgado pela Sesacre, um salto significativo comparado a dezembro do ano passado que fechou com 171 casos novos.

No sábado (22), o estado chegou à marca de 1.529 casos novos em 24 horas e registrou um novo recorde. A explicação para o aumento é a chegada da variante Ômicron no estado.

Em todo o estado há 56 pessoas internadas, sendo 54 com teste positivo. A taxa de ocupação da UTI nas unidades de saúde é de 65%. Dos 20 leitos existentes, 13 estão ocupados. São 10 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul.

Com o aumento no número de casos, as unidades de saúde voltaram a ficar lotadas em Rio Branco. A busca por testes em farmácias também aumentou.

Os médicos que atendem na rede básica de saúde de Rio Branco suspenderam de forma temporária a greve da categoria que já durava mais de um mês. A decisão ocorre devido a terceira onda de Covid que atinge o estado acreano com elevação de casos da doença.

Vacinação no Acre

Após ficar quase dois meses sem divulgar os dados da imunização contra a Covid-1 no estado do Acre, o painel de vacinação do governo voltou a ser atualizado no último domingo (23).

Conforme os dados, até esta quarta (26), dada da última atualização, foram aplicadas em todo estado 1.102.601 doses de vacina desde o início da vacinação, em janeiro do ano passado.

Já com relação à dose de reforço, que é destinada às pessoas com idade acima de 18 anos, os dados apontam que 54.864 receberam a vacina.

Apesar da atualização, os dados ainda não batem com os divulgados pelo Ministério da Saúde no ‘Vacinômetro SUS’. Segundo o PNI no Acre o número de doses aplicadas que consta no portal estadual sempre vai ter um atraso, uma vez que o Ministério da Saúde recebe a informação atualizada pelos municípios primeiro.

Fonte: G1 Acre

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 146.233 outros assinantes

ÚLTIMAS