16 maio 2022 6:14
16 maio 2022 6:14

Paciente com Covid-19 sai de hospital sem autorização médica e é barrado em aeroporto do AC ao tentar embarcar para o AM

Por G1 Ac

Um paciente, de 60 anos, diagnosticado com Covid-19, foi barrado no Aeroporto Internacional de Rio Branco ao tentar embarcar de volta para Manaus (AM). Agentes da Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Vigilância Sanitária Estadual abordaram o passageiro e o levaram para o Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC).

Foi a unidade de saúde que avisou que o paciente tentava embarcar para a cidade onde mora. Com isso, foi acionado o Plano de Contingência à Covid-19 do Estado e as autoridades aguardaram o homem no aeroporto.

O morador de Manaus estava hospedado em um hotel de Rio Branco e procurou um médico ao se sentir mal na última sexta-feira (3). O homem fez o teste, que deu positivo, mas, segundo a Vigilância do Estado, continuou usando normalmente as dependências do hotel.

No sábado (4), o paciente procurou o Into-AC e ficou internado para receber o tratamento. Já na segunda-feira (6), data do retorno para casa, ele teria dito para a equipe médica que iria embora, mesmo o médico não autorizando a alta, e assinou um termo.

“O Into comunicou para a gente, disse que ele se deu alta e foi embora para o aeroporto. Acionamos o Plano de Contingência que diz o que fazer nesses casos. Comunicamos à Anvisa, que notificou a empresa aérea, informou os dados e cancelaram o check-in. As autoridades o abordaram, conversaram, ele ficou um pouco arredio”, explicou o chefe do Núcleo de Serviços da Vigilância Sanitária, Advagner Prado.

O paciente retornou para o Into-AC e permanece internado. Prado destacou que o homem já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19. Ele pediu que a população denuncie casos como esse.

“Quem souber de casos assim pode comunicar, acionar a Vigilância Sanitária. Pode ligar para o número 3224-3453 e temos ainda um e-mail que recebe denúncias. Essas denúncias são sigilosas, a gente apura a gravidade do caso e tomamos providências

Contaminação

Ainda segundo o chefe do Núcleo de Serviços da Vigilância Sanitária, as equipes iniciaram uma investigação, com apoio da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, para saber com quem o paciente teve contato antes da internação. O hóspede teria participado de alguns eventos na capital acreana.

Até esta quarta-feira (8), quatro pessoas que tiveram acesso ao homem testaram positivo para a doença.

“Teve contato com várias pessoas, a vigilância está fazendo o rastreamento e foram identificadas várias pessoas. Quem teve contato foi orientado a fazer o teste, a equipe do hotel fez, os hóspedes também e foram orientados a só ir embora se não aparecer nenhum sintoma”, concluiu.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 146.199 outros assinantes

ÚLTIMAS