21 janeiro 2022 6:47 pm
28.3 C
Rio Branco
21 janeiro 2022 6:47 pm

Com aumento de casos de gripe, atendimentos na UPA de Cruzeiro do Sul saltam de 130 para 250 por dia

G1 Ac
-------- Continua depois da Publicidade--------

O surto de gripe influenza atinge o município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Somente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade o número de atendimentos de pessoas com síndrome gripal quase dobrou nos últimos dias.

Conforme a coordenadora regional de Saúde do Juruá, Tatiana Rodrigues, desde semana passada, a unidade de saúde tem atendido uma média de 250 pacientes por dia e antes disso, o número era de 130 atendimentos diários.

Para atender essa demanda, a unidade precisou dispor de médicos extras e está com três plantonistas durante o dia e três no período noturno. Ainda segundo Tatiana, a maioria dos exames feitos nos pacientes tem dado positivo para H1N1, tanto do tipo A como do tipo B.

“Devido essa situação da UPA no final de semana entramos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para alinhar esse fluxo de atendimento. Porque 90% dos atendimentos na UPA têm sido de atenção básica desses pacientes, sentamos ontem [segunda, 27] e o município colocou todas as unidades disponíveis para atender essa demanda de pacientes com síndrome gripal”, afirmou a coordenadora.

Coordenação diz que maioria dos exames tem confirmado H1N1 nos pacientes — Foto: Bruno Vinícius/Rede Amazônica

Coordenação diz que maioria dos exames tem confirmado H1N1 nos pacientes — Foto: Bruno Vinícius/Rede Amazônica

A frentista Lindaura Silva esteve na UPA de Cruzeiro do Sul nesta terça-feira (28) em busca de atendimento após apresentar sintomas de gripe. “Começou ontem [segunda,27], estava boazinha e comecei a sentir febre, dor de cabeça, dor no corpo. Não fui nem trabalhar hoje e vim para a UPA.”

A filha da dona de casa Laurita da Silva está internada na UPA de Cruzeiro do Sul tomando medicação por conta da forte gripe.

“Desde domingo ela está com os sintomas, muita dor de cabeça, dor no corpo, febre e ontem passou a manhã toda com falta de ar. Ela está na sala de medicação agora. Ela, a filha e o esposo estão todos com essa gripe. Estou com medo de ela estar é de novo com a Covid, porque os sintomas são parecidos”.

Reforço na atenção básica

Com o surto da gripe e para desafogar UPA, a prefeitura de Cruzeiro do Sul decidiu ampliar o horário de atendimento das unidades básicas de saúde neste final de ano.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que todas as unidades básicas do município vão funcionar das 7h às 17h para atender as pessoas que apresentarem síndromes gripais. Além disso as unidades da 25 de Agosto, João Alves, Jesuíno Lins estarão abertas até as 19h com atendimento médico.

De terça (28) a sexta-feira (31), o posto do Aeroporto Velho vai ter o atendimento também estendido até as 19 horas.

E, nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, somente a Unidade Francisco Souza dos Santos (posto do agricultor) ficará em regime de plantão de atendimento das 7h até as 19h.

A secretaria alertou que os principais sintomas da gripe são: dor de cabeça, coriza, tosse, moleza, espirro, febre alta e falta de apetite. E orientou que, nesses casos, a pessoa deve buscar atendimento na UBS mais próxima de casa.

-------- Continua depois da Publicidade--------
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS