31 dezembro 2021 9:13 am
25.3 C
Rio Branco
31 dezembro 2021 9:13 am

As pessoas com hipertensão podem ter direito ao benefício do INSS?

Jornal Contábil
-------- Continua depois da Publicidade--------

A hipertensão ou pressão alta tem sido um problema para muitos brasileiros, no entanto, ela não interfere na vida profissional da pessoa.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode liberar dois tipos de benefícios, um quando o trabalhador fica incapacitado temporariamente para o trabalho podendo ter acesso ao auxílio-doença. Já para quem fica incapacitado de forma definitiva, pode ter acesso ao Benefício de Incapacidade permanente (Aposentadoria por invalidez).

Auxílio-doença

O auxílio-doença é concedido pelo INSS ao trabalhador que temporariamente ficar incapacitado de exercer suas atividades laborais. Terá direito ao benefício quem se acidentar ou contrair uma doença que o afaste do trabalho por mais de 15 dias.

Enquanto estiver de licença no trabalho, o empregado continuará a receber um valor monetário mensalmente.

Aposentadoria por invalidez

Quando é constatado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que o trabalhador está incapacitado de forma definitiva, e que não pode exercer sua profissão ou outra atividade qualquer, terá direito a aposentadoria por invalidez.

Hipertensão

A hipertensão é preocupante por ser uma doença silenciosa que acomete a maioria da população mundial. A pressão alta, como é conhecida a hipertensão, pode levar a outras consequências graves na vida de uma pessoa como doenças cardiovasculares, acidentes vasculares e insuficiência renal.

A pressão arterial é responsável por empurrar o sangue bombeado pelo coração, pelas artérias, levando o suprimento necessário aos demais órgãos.

Tem como saber se a pessoa é hipertensa?
Como falamos anteriormente, não é fácil determinar que uma pessoa está hipertensa, já que a doença age de forma silenciosa, não apresentando sintomas graves.

Nos casos graves a pessoa pode ter um AVC (acidente vascular cerebral) ou até mesmo doenças cardíacas em maior grau. Por isso, o importante é sempre passar por uma avaliação médica. Atualmente, 60% da população é atingida pela hipertensão, segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Entre essas pessoas, estão os idosos.

Hipertensão vai dar direito ao auxílio-doença?
Não é muito fácil conseguir o auxílio-doença devido a hipertensão, isso porque é um tipo de doença que não impede a pessoa de trabalhar.

Somente poderá ser concedido o benefício, se o segurado precisar passar por um tratamento específico durante um período e o INSS verificar que ele precisa se afastar da sua vida laboral por um determinado tempo. Sendo assim, será possível ter acesso ao auxílio-doença.

E a aposentadoria por invalidez?

Também neste caso, a hipertensão nem sempre dará direito a aposentadoria por invalidez, já que ela não impede a pessoa de trabalhar. No entanto, se a pessoa sofrer um AVC por causa da hipertensão, poderá ter acesso a aposentadoria por invalidez após passar por perícia médica pelo INSS.

Nesse caso, o trabalhador fica incapaz permanentemente de exercer suas funções de trabalho.

É importante deixar claro, que para o trabalhador garantir esse provento precisará se submeter a uma perícia médica do INSS.

Para agendar uma perícia médica basta acessar a internet marcar um horário pelo Portal Meu INSS ou ligar na central de atendimento 135.

 

-------- Continua depois da Publicidade--------
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS