17 janeiro 2022 3:16 am
24.3 C
Rio Branco
17 janeiro 2022 3:16 am

Novembro Azul: Policia Civil do Acre homenageia aniversariantes do mês e oferta palestra sobre câncer de próstata

Ascom/Polícia Civil
-------- Continua depois da Publicidade--------

A Polícia Civil do Acre (PC/AC) por meio do Núcleo de Qualidade de Vida (NQV) homenageou os aniversariantes do mês de novembro na manhã desta sexta-feira, 26, no auditório da Direção Geral de Polícia Civil e oferta de café da manhã e em seguida foram oportunizados a conhecer os cuidados e exames acerca do câncer de próstata através de palestra que abordou o tema.

A ação de conscientização é referente ao mês mundial de combate ao câncer de próstata. A palestra foi ministrada pelo médico Paulo Jesus Cezar, com abordagem sobre o enfrentamento acerca do câncer de próstata e suas consequências.

Durante a palestra o medico fez alerta para fase inicial da doença que não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

De acordo com o medico Paulo Jesus, na fase avançada, os sintomas são: Dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O objetivo da ação é a conscientização, através de palestra, que abordou o tema de maneira ampla a população feminina sobre a importância da prevenção do câncer de mama por meio de diagnóstico precoce.

Os homens presentes no auditório da instituição receberam orientações do Núcleo de Qualidade de Vida (NQV) com informações que incentivam a realização do exame, um dos métodos mais rápidos e eficazes para detectar o câncer de próstata. O núcleo também orientou informando que os cuidados com a saúde devem ser tomados durante o ano.

Galeria de Imagens:

-------- Continua depois da Publicidade--------
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS