21 novembro 2021 1:48 pm
31.3 C
Rio Branco
21 novembro 2021 1:48 pm

Mais de 1,9 mil pessoas são vacinadas contra a Covid-19 em mutirão em Rio Branco

G1 Ac
-------- Continua depois da Publicidade--------

Mais de 1,9 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 nesse sábado (20) no mutirão Mega Vacinação, montado em frente ao Palácio Rio Branco, no Centro da capital. A ação foi montada de forma estratégica pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) para avançar na vacinação.

A expectativa era que 2 mil pessoas fossem imunizadas na ação, segundo informou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Acre (PNI), Renata Quiles. Ao todo, foram aplicadas 1.944 doses. No local foram aplicadas a 1ª, 2ª e dose de reforço.

Rio Branco começou a vacinar pessoas acima de 18 anos de idade com mais de 5 meses da última dose com o reforço. Neste domingo (21), não ocorre vacinação na capital.

Durante o mutirão, foram sorteados 20 ingressos para o open bar do show do Gustavo Lima, que ocorre no dia 1º de dezembro, para quem tomou a segunda dose da vacina contra Covid no local. A organização do show já anunciou que vai cobrar o comprovante de vacinação constando pelo menos a primeira dose.

Renata destacou ainda que é importante completar o esquema vacinal para que os números de casos e mortes por Covid-19 no estado continuem em queda. Nesse sábado, o estado completou 24 dias sem registros de mortes pela doença.

“Proteção pela metade não serve de nada. Precisa completar o esquema vacinal e completar o mais rápido possível e tomar a segunda dose, porque daqui há alguns dias vai ser dose de reforço. Estamos em um momento que é dose de reforço, a segunda dose já é para atrasadinhos”, enfatizou.

Reforço para 18+

O Ministério da Saúde ampliou o público que deve receber a dose adicional para todas as pessoas maiores de 18 anos. Antes, a indicação valia apenas para idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde. O governo federal também antecipou o intervalo de aplicação de seis para cinco meses. Portanto, a dose de reforço é para quem tomou a segunda dose há cinco meses.

Com a liberação, a Saúde de Rio Branco decidiu liberar a dose de reforço para adultos de 18 anos ou mais nesse sábado.

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 982.877 doses na população até esta sexta (19), data da última atualização. Das doses, 559.195 pessoas tomaram a primeira dose, 395.557 a segunda, 12.135 a dose única e 12.697 a dose de reforço.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

-------- Continua depois da Publicidade--------

Covid-19: vacina doada pelos Estados Unidos chegou hoje ao Brasil

Lote com mais de 2 milhões doses da AstraZeneca chegou em Viracopos

Jovens que participam de grupo de orações levam palavras de apoio e conforto a estudantes que vão fazer Enem em Rio Branco

Adriele Queiroz e Mailson Queiroz, que são católicos e participam de um grupo de orações universitário, resolveram levar palavras de conforto para deixar estudantes mais seguros e calmos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS