19 novembro 2021 8:22 pm
23.3 C
Rio Branco
19 novembro 2021 8:22 pm

Festival Afro-cultural disponibiliza novo dia de programação no Bairro da Base

Assessoria
-------- Continua depois da Publicidade--------

O Festival Afro-cultural Cabeça de Nêga chega ao quarto dia nesta quinta-feira, 18, com atendimentos gratuitos em saúde como vacina contra gripe e testes rápidos, cinema, Maracatu e abertura da Feira do Bem Viver. As atividades ocorrem ao longo da rua Barbosa Lima, no Bairro da Base nos horários pela manhã, à tarde e à noite.

A oficina “Legado de Mercedes Baptista” com a artista e organizadora do Festival, Camila Cabeça abriu a manhã, na sede do Bloco Sambase. No conteúdo, a história da primeira mulher negra a compor o balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que construiu sua carreira com pesquisas sobre a cultura afro-brasileira e em 2021 completaria 100 anos de nascimento.

Ainda pela manhã, a equipe da Unidade de Referência em Atenção Primária (URAP) Roney Meireles atendeu aos moradores com oferta de testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (sífilis, hepatites e HIV). O serviço continua disponível até sexta-feira, dia 19, das 08h às 12h.

À tarde, o caminhão da Energisa continua com o ponto de vacinação na parceria com a Divisão Estadual de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre). Entre as vacinas estão doses contra Covid-19 e as que já fazem parte do calendário vacinal para diferentes idades.

Oficina O corpo

A diretora teatral e pesquisadora, Kika Sena, ministra nesta tarde a oficina “O corpo”. Durante a atividade as participantes fazem o experimento das percepções do próprio corpo em cena e jogos teatrais, enquanto se questionam: O que pode o corpo? O corpo é lugar de quê, de quem?

Todo dia, uma estreia

Como todo dia tem novidade no Festival, estreia na programação desta quinta, às 16h, a Feira do Bem Viver. Serão 13 expositores com produtos regionais que dialogam com a proposta de trazer para perto quem tem a visão tanto de respeito aos saberes ancestrais amazônidas quanto de cuidado com o Meio Ambiente.

O grupo Maracatu Nação Pé Rachado fará o cortejo de abertura da Feira. A apresentação marca também os resultados da oficina “Conhecendo e vivenciando o baque da Nação Pé Rachado” ofertada no Bairro da Base, na semana pré-Festival.

Continua

Também nesta quinta, às 19h, haverá mais uma noite da Mostra de Cinema Cabeça de Nêga. Em cartaz, os filmes “Disque Quilombola”, “Sabá”, “Monteirinho: o sanfoneiro da floresta”, “Chama Verequete” e “O caminho das pedras”. A mostra encerra na sexta-feira, dia 19.

Serviço:

Quarto dia de Festival Afro-cultural Cabeça de Nêga

18 de novembro de 2021

08h às 21h

Rua Barbosa Lima – Bairro da Base

 

-------- Continua depois da Publicidade--------

Petrobras diz que não atenderá novamente demanda de distribuidoras em dezembro

Estatal justifica condição por um cenário de demanda atípica vista também em novembro

Haitiano que ficou paraplégico ao ser obrigado a se jogar de ponte no AC aparece dando passos em vídeo

Jacquenue Bosquet, de 36 anos, foi levado a um abrigo de Rio Branco, mas tem apresentado problemas psicológicos e agora se recusa a continuar tratamento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS