20 novembro 2021 2:17 pm
28.3 C
Rio Branco
20 novembro 2021 2:17 pm

Entenda como uma foto do velório da Marília Mendonça evidencia o racismo no Brasil

Da redação ecos da notícia
-------- Continua depois da Publicidade--------

Após fotos do velório de Marília Mendonça, ocorrido no último sábado (6), circularem pela internet, uma fotografia em especial evidencia a forma como o racismo está enraizado na sociedade brasileira. A foto em questão é composta pela mãe de Marília, Ruth Dias, visivelmente abalada emocionalmente e, ao seu lado, um homem negro segurando sua mão.

Na internet, um grande número de internautas sem ter conhecimento de quem era o homem que aparecia ao lado de dona Ruth, acabaram por julgá-lo e impor o rótulo “o segurança” que estava acompanhando a mãe da cantora. Quando na verdade, o homem em questão é marido de Ruth, o jogador de futebol Deyvid Fabricio.  Ruth e Deyvid se casaram em 2018, em Aparecida de Goiânia, em uma cerimônia que contou com participação de Marília, que tinha uma ótima relação com o padrasto.

Em uma entrevista a revista Veja, Jonathan Raymundo, professor de História e pesquisador das relações raciais no país, afirma que esse julgamento que ocorreu exemplifica claramente como o racismo é enraizado na sociedade brasileira.

“Para o imaginário social, o único lugar possível de um homem negro numa situação dessas (próximo ao caixão, de familiares e artistas famosos) é de um prestador de serviço… A conclusão que tiram é: ele só pode estar trabalhando. E se for alto e forte só pode ser segurança.”, afirma Jonathan

Fonte: O hoje.com

-------- Continua depois da Publicidade--------

ÚLTIMAS NOTÍCIAS